Workshop Spatial Humanities — IBICT

Workshop Spatial Humanities – visualização de dados espaciais na pesquisa em humanidades
IBICT/UFRJ – Rio de Janeiro, RJ
21 de novembro de 2018, 09h – 22 de novembro de 2018, 17h

A visualização de dados georreferenciados chama a atenção para os padrões de informações disponíveis, muitas vezes leva os pesquisadores a novas perguntas e melhora a comunicação dos resultados da pesquisa.

Atualmente, vários métodos e ferramentas são utilizados na visualização de dados espaciais.

A aplicação dessas ferramentas e métodos espalhou-se por todas as Artes, Humanidades e Ciências Sociais, onde o seu uso em pesquisa tem vindo a expandir-se em termos cronológicos e temáticos.

Esse workshop, portanto, apresentará conceitos, métodos e ferramentas para a visualização espacial e explorará com perguntas concretas de pesquisa o potencial e as limitações desta metodologia. A iniciativa do evento é  do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais – LARHUD, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio do Laboratório de preservação e gestão de acervos digitais da Unirio.

Fonte: Workshop Spatial Humanities — IBICT

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta