skip to Main Content

What Fascism? Arquitectura versus Identidade

Apresentação


“What Fascism?” é um dos 11 “What” em que se estrutura a investigação (EU)ROPA – Rise of Portuguese architecture, uma leitura multifacetada, retrospectiva e prospectiva, da arquitectura portuguesa.

O debate sobre a ‘arquitectura portuguesa’ conheceu nos tempos mais recentes uma redobrada atenção. Procuram-se testemunhar os seus feitos e encontrar razões que justifiquem a sua continuada ascensão no panorama da arquitectura internacional. Em regra, os arquitectos portugueses são observados como um caso particular e de sucesso, as publicações sobre nós sucedem-se e os prémios acumulam-se.

“What Fascism?” visa compreender, a partir de 4 olhares, o modo como o período da Ditadura moldou a prática da arquitectura e usou a arquitectura como reveladora de uma identidade “portuguesa”.

Coorganização: Centro de Estudos Sociais (CES-UC) e Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ-UC)

Parceria: Câmara Municipal de Coimbra

Atividade no âmbito do projeto de investigação «(EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture», financiado por FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  POCI-01-0145-FEDER- 030492.


 

Fonte: What Fascism? Arquitectura versus Identidade

This Post Has 0 Comments

Deixar uma resposta

Back To Top