skip to Main Content

VAST/O: uma colaboração académica, artística e interdisciplinar

VAST/O: Uma Colaboração Académica, Artística E Interdisciplinar


© Cartaz de Rui Silva.

No próximo dia 6 de dezembro de 2019, às 14h30, decorrerá na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra  a mesa-redonda “VAST/O: uma colaboração académica, artística e interdisciplinar”, com a participação de Carolina Martins (FLUC), Natalie Woolf (Universidade Lusófona), Alexandra P. Alberda (Universidade de Bournemouth) e João Carola (ESAD; Ar.Co). Esta mesa-redonda será moderada por Paulo da Silva Pereira. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Centro de Literatura Portuguesa e Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra.

© Cartaz de João Carola.

A instalação VAST/O pode ser visitada entre 25 de novembro e 5 de dezembro de 2019 (inauguração a 30 de novembro) no Atelier Concorde, Rua Leite Vasconcelos 43A, 1170-198 Lisboa.

VAST/O é o resultado prático da tese “Leitura Aumentada: combinações espaciais em instalações de narrativas gráficas”, de Carolina Martins (FLUC), uma investigação sobre como as características arquitectónicas de um espaço podem contribuir para a composição, leitura e interpretação de uma narrativa gráfica, em conjunção ou não com outros meios. A instalação que resulta desta pesquisa é, então, uma instalação interdisciplinar que conta com a colaboração de Natalie Woolf (Universidade Lusófona), Alexandra P. Alberda (Bournemouth University), João Carola (ESAD, Ar.Co) e FilmPro (UK). O projecto abrange áreas como a BD, a animação, a medicina gráfica, o desenho e a realidade aumentada. De Lisboa para Bournemouth e de regresso a Lisboa, a composição e a interpretação deste trabalho foram sempre afectadas pelos contextos espaciais e pelas equipas envolvidas.

Nesta conversa, iremos reflectir sobre como os processos de trabalho de cada um contribuem para a escrita e leitura de VAST/O e também sobre a metodologia de um projecto artístico, académico e colaborativo.


Fonte: VAST/O: uma colaboração académica, artística e interdisciplinar

Deixar uma resposta

Back To Top