Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática

O V Simpósio Internacional e IX Simpósio Nacional de Literatura e Informática terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018 na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas /RS, Brasil. O prazo para submissão de resumos encontra-se aberto até ao dia 7 de janeiro de 2017.

O evento pretende dar sequência aos avanços obtidos quando da realização dos simpósios que o antecederam (2003-UERJ, 2005-UFSC, 2007-UEL, 2010-UFSC, 2012-UFSC, 2013-UFSC e 2014- UFMG, 2016-UPF), bem como promover a expansão dos debates sobre literatura e informática para além das fronteiras políticas e territoriais do nosso país, consolidando parcerias internacionais que fomentamos através de nossas revistas científicas e afinidades de linhas de pesquisa (conforme programação apresentada adiante). Nas ocasiões dos simpósios já realizados em outras universidades, além da apresentação dos trabalhos e da discussão dos temas previstos para serem debatidos nas respectivas programações, o principal resultado foi o fortalecimento de um grupo de pesquisadores, de várias universidades brasileiras, interessados em avançar nas reflexões e nas pesquisas desse campo, realizando uma interface entre a Literatura e a Informática. O Simpósio deste ano, 2018, com a temática “Literatura e Internet: infâncias, juventudes e diferença”, além de promover discussões sobre os campos da produção e da crítica da literatura digital em nível nacional e internacional, pretende abrir um espaço especial para reflexões mais profundas sobre novas formas de literatura digital produzidas para públicos específicos, como crianças, jovens e deficientes, com ênfase em produções transmídia, aplicativos literários e mídias utilizadas para produções endereçadas a deficientes surdos e cegos. O evento priorizará o contexto latinoamericano, sem, contudo, desconsiderar obras e autores de países europeus e norte-americanos igualmente importantes dentro desse cenário.

Organização:
PPGEDU-ULBRA, Curso de Letras – ULBRA, NUPILL (Núcleo de Pesquisas em Linguística e Informática da UFSC)

Palestrantes:
Alckmar dos Santos, Alamir Aquino Correa, Rogério Barbosa Silva, Álvaro Andrade Garcia, Rosa Maria Hessel Silveira, Miguel Rettenmaier, Bruna Rocha Silveira, Felipe Mianes, Carolina Hessel Silveira, Regina Zilberman, Samira Almeida, Neus Real, Jeff Stevenson, Renata Junqueira, Saulo Brandão, Carlos Maciel, Chico Marinho.

Eixos temáticos:

  • ​Arte e literatura digital
  • Mídias digitais, leitura e educação
  • Cultura de fãs e narrativas transmídia
  • Leitura na era da mobilidade
  • Leitura, novas mídias e diferenças
  • Literatura infantil no contexto digital

Os resumos devem ser enviados, para avaliação por parte do comitê científico do evento, até o dia 7 de janeiro de 2018, para o seguinte email: literaturaeinformaticaulbra@gmail.com. Resumos aprovados poderão ser apresentados nas seções de comunicação e publicados nos anais. Cada resumo poderá ter, no máximo, três autores.

Mais informações: https://ekirchof8.wixsite.com/eventoulbra

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta