skip to Main Content

«Sociologia das Constituições» de António Casimiro Ferreira

«Sociologia Das Constituições» De António Casimiro Ferreira

Sinopse


A sociologia das constituições é uma área do conhecimento recente, para a qual este livro procura contribuir. O mesmo resulta da prestação de provas públicas para professor agregado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra prestadas pelo autor, nas quais defendeu a importância de estender a análise sociológica, nomeadamente, das sociologias do direito e da política, aos fenómenos constitucionais. Com efeito, as sociedades saídas da crise de 2008 têm assistido a processos político-constitucionais que questionam a matriz do constitucionalismo democrático, dando razão aos que consideraram que o século XXI seria o século do autoritarismo, de que a pós-democracia, as democracias iliberais e os populismos são um bom exemplo. É neste quadro de erosão dos princípios, das organizações e das práticas sociais associadas às democracias constitucionais que se assiste à afirmação das narrativas da crise, da austeridade, da financeirização e da exceção, criticadas neste livro.


O livro dirige-se aos leitores interessados no estudo da sociologia do direito, da sociologia política, da ciência política, bem como a todos os que se dedicam às áreas da justiça – designadamente, a advogados, magistrados judiciais e do Ministério Público e demais juristas –, aos jornalistas, docentes e investigadores.



Sobre o autor

António Casimiro Ferreira é Doutorado em Sociologia do Estado e do Direito pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar com Agregação. É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Outros títulos do autor: Émile Durkheim – o social, o político e o jurídico, (2017). Política e Sociedade – Teoria social em tempo de austeridade, 2ª Edição, (2016). Contextos e desafios de transformação das magistraturas, (2013). Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção, (2012).

Fonte: «Sociologia das Constituições» de António Casimiro Ferreira

Deixar uma resposta

Back To Top