Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Simpósio de Humanidades Digitais; Escrita Criativa e Coleções Digitais

Simpósio de Humanidades Digitais do Sul: Escrita Criativa e Coleções Digitais

Madrid, 13, 14 e 15 de setembro de 2017 | Facultad de Educación de la Universidad Complutense

O campo das Humanidades está se transformando na era digital. A leitura, a escrita, assim como os métodos e as práticas para pesquisa e ensino podem ser outros graças às tecnologias de informação e comunicação. Os grupos ILSA e LEETHI têm trabalhado nessa linha nos últimos anos, construindo ferramentas como CLAVY e repositórios como TROPOS. O presente Simpósio pretende mostrar o alcance dessas transformações dentro do espaço Ibero-americano em dois âmbitos principais:

1) Coleções Digitais

Os enormes esforços de digitalização de recursos físicos (documentos, livros, peças de museu etc.), junto com os recentes avanços das tecnologias de informação e comunicação têm permitido ao público acessar um patrimônio cultural, científico e acadêmico — antes apenas disponível para alguns afortunados —,podendo assim criar seus próprios repositórios, bibliotecas e coleções. As ferramentas que se utilizam para isso nos âmbitos do Espanhol e do Português, assim como as funcionalidades que elas permitem, serão difundidas e valorizadas com o intuito de garantir a produção e a manutenção adequada do patrimônio cultural digital.

2) Escrita Digital Criativa

A rápida transformação dos hábitos de leitura e escrita, em função do uso intenso de dispositivos informáticos, está modificando nossa percepção de experiência literária, especialmente entre os leitores mais jovens. As possibilidades de escrita literária no suporte eletrônico são muitas e oferecem um grande número de vantagens didáticas por se tratar de uma prática muito motivadora que se desenvolve em um espaço central da sociedade “virtualizada” na qual vivemos. Entendemos por “escrita criativa digital” aquela cuja principal finalidade não é meramente funcional, mas que busca alcançar uma literariedade ou uma poeticidade da qual deriva também a interação homem-máquina, com uma dimensão temporal e espacial.

Fonte: https://www.ucm.es/leethi/escritura-cfp

Be the first to comment

Deixar uma resposta