Projetos no âmbito do Projeto CREATOUR

Foram selecionados 20 projetos adicionais na 2.ª chamada para desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo, a partir de 2018, no âmbito do projeto CREATOUR, complementando os 20 já existentes, selecionados em 2017 (os novos projetos selecionados podem ser consultados na tabela em anexo).

A chamada nacional foi dirigida a diversas organizações, entidades públicas e privadas, entidades do terceiro setor, profissionais das artes, da cultura e do turismo, localizadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo, e Algarve, que pretendessem desenvolver e concretizar projetos na área do turismo criativo, em cidades de pequena dimensão e zonas rurais do país e fazer parte do projeto CREATOUR até 2019.

Das 76 candidaturas recebidas foram selecionadas as 5 que mais se destacaram em cada região, de acordo com os seguintes critérios de seleção: i) valor cultural das atividades propostas; ii) capacidade de atração turística; iii) impactos previstos do projeto em termos de desenvolvimento para a comunidade local; iv) diversidade e enfoque das propostas; v) capacidade operacional e financeira; vi) e capacidade de comprometimento para trabalhar com a equipa de investigação durante o projeto.

Cada uma das entidades selecionadas irá planear e implementar iniciativas de turismo criativo que serão estimuladas a colaborar em rede, monitorizadas e discutidas em IdeaLabs regionais e nacionais, trabalhando em conjunto com especialistas e stakeholders nacionais e internacionais. A cada uma das entidades selecionadas será atribuído um apoio pela participação no projeto de investigação, no valor de 2.000 EUR.

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projeto CREATOUR tem como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. É financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. Entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo. Neste contexto, o CREATOUR visa produzir recomendações políticas, dando especial atenção à interação em cluster e à colaboração em rede como opções fundamentais para o desenvolvimento continuado.

De destacar que o projeto CREATOUR vai permitir promover o conhecimento dos setores criativo/cultural e turístico nas cidades de pequena dimensão e zonas rurais de Portugal, bem como catalisar o desenvolvimento de uma rede de 40 ofertas de turismo criativo em todo o país (regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

O segundo congresso internacional CREATOUR, “Emerging and Future Trends in Creative Tourism”, decorre em Braga, nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2018. A submissão de resumos poderá ser feita até 20 de fevereiro de 2018. O congresso está aberto a investigadores, artistas, profissionais na área do turismo criativo, estudantes e todos os interessados no desenvolvimento turístico e cultural.

Mais informações sobre o CREATOUR em: www.creatour.pt

Fonte: Selecionados na 2.ª Chamada de Projetos no âmbito do Projeto CREATOUR

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta