skip to Main Content

Pós-Doc MATLIT: Diego Giménez e Álvaro Seiça

Pós-Doc MATLIT: Diego Giménez E Álvaro Seiça

© Cartaz de Rui Silva.

No próximo dia 11 de junho de 2019, pelas 14h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC), terão lugar duas conferências da série Pós-Doc MATLIT. Esta série é dedicada aos projetos de pós-doutoramento desenvolvidos no âmbito do Grupo de Investigação «Mediação Digital e Materialidades da Literatura» do Centro de Literatura Portuguesa.

Diego Giménez (doutorado pela Universidade de Barcelona, 2014) fará a conferência intitulada «Intertextualidade Filosófica no Livro do Desassossego». Trata-se de uma conferência integrada no projeto de pós-doutoramento “A dimensão filosófica e crítica do Livro do Desassossego nas suas representações e a sua influência no pensamento (do) contemporâneo. Da modernidade à pós-modernidade” (2018-2023), um projeto financiado com uma bolsa FCT e enquadrado no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Álvaro Seiça (doutorado pela Universidade de Bergen, 2017) fará a conferência intitulada « Poesia e Rasura». Trata-se de uma conferência integrada no projeto de pós-doutoramento «The Art of Deleting: A Study of Erasure Poetry, Practices of Control, Surveillance, and Censorship», um projeto financiado com uma bolsa Marie Skłodowska-Curie Global Fellowship da União Europeia (2018-2020). Este projeto, que está sediado na Universidade de Bergen, conta também com o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra como instituição de acolhimento.

“The Art of Deleting” (ARTDEL) é um projecto de investigação que aborda o tópico da rasura como acto poético, estético e político. O projecto estuda obras de poesia que demonstram marcas de rasura ou supressão como formas de resistência e activismo na cultura digital, através das suas dimensões sociais, políticas e estéticas, bem como dos seus antecedentes. Sendo um estudo comparativo, incide sobre o controlo, censura e vigilância do campo literário, sobretudo no que diz respeito à poesia, pelo Estado e pelo sector empresarial no pós-Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos da América, durante e no pós-Estado Novo em Portugal, e no pós-Revolução Cultural na China. ARTDEL é um projecto financiado pela União Europeia no âmbito de uma Marie Skłodowska-Curie Global Fellowship (2018-21) na Universidade de Bergen, Universidade da California, Los Angeles e Universidade de Coimbra. Nesta palestra, apresentarei o projecto, a primeira fase de mapeamento de obras artísticas que contêm rasuras e a fase actual, relativa à censura e a materialidade das práticas da censura durante o Estado Novo.

Fonte: Pós-Doc MATLIT: Diego Giménez e Álvaro Seiça

Deixar uma resposta

Back To Top