skip to Main Content

Portugal é o melhor destino – a.muse.arte

Portugal é O Melhor Destino – A.muse.arte

Portugal ganha o prémio World’s Leading Destination 2019 (melhor destino do mundo) pelo terceiro ano consecutivo.

Na 25.ª anual cerimónia dos World Travel Awards (WTA), que decorreu esta quinta-feira em Muscat, capital de Omã, Portugal conquistou 13 prémios: o Turismo de Portugal é, também pelo terceiro ano consecutivo, o melhor organismo oficial de turismo; Lisboa, o melhor destino ‘city break’ do mundo; a Madeira, o melhor destino insular; os passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark), a melhor atração turística do mundo no segmento de aventura; os Parques de Sintra, o melhor organismo de conservação da natureza. Todos já haviam recebido antes as mesmas distinções o ano passado.

A TAP venceu as categorias de melhor companhia aérea para a África e América do Sul e a revista da companhia UP, conquistou o prémio de melhor revista de bordo. Nas categorias de instalações hoteleiras, o hotel Olissipo Lapa Palace e o Amazing Evolution, ambos em Lisboa venceram, respetivamente, nas categorias de melhor hotel clássico e melhor hotel boutique, enquanto o Dunas Douradas Beach Club, em Lagos, é melhor Golf e Villa Resort.

Portugal afirma-se como um destino turístico de excelência, consolidando a posição adquirida nos últimos anos, o que é muito bom e justifica o reconhecimento da competência de todos os agentes e serviços ligados ao turismo e à divulgação de Portugal no estrangeiro.

Rua Augusta, em Lisboa
Foto: Diana Quintela/GI, 2017

Não impede, porém, um receio que se vem avolumando da gentrificação das cidades e da saturação e artificialização dos lugares sobre a pressão do fenómeno de overtourism (turismo em excesso), a que se associam os riscos de globalização e consequente perda da identidade cultural. Sobretudo quando quem conhece o lugar é obrigado a partir para as periferias das cidades e quem chega para o dar a conhecer sabe muito pouco acerca da sua história, da sua cultura, das suas tradições, construindo narrativas ficcionadas e desenvolvendo novos mitos urbanos. Sobretudo quando, dos curricula dos cursos de turismo vão desaparecendo as disciplinas, de história, de história da arte, de etnografia, de literatura… Sobretudo se não começarmos a refletir sobre tudo isto, a avaliar os impactos preocupantes e a procurar estratégias de resolução para atenuar os riscos que se anunciam. Este é um desafio para a academia em articulação com todos os intervenientes, decisores e profissionais.

Um dia, restarão os lugares sem alma, pisados e desfeitos por hordas de turistas, multidões em busca de realidade que já não é. Por enquanto, Portugal é um país que continua bom para “inglês ver”.

World Winners 2019, Portugal:
World’s Leading Destination – Portugal
World’s Leading City Break Destination – Lisbon
World’s Leading Island Destination – Madeira Islands
World’s Leading Conservation Company – Parques de Sintra – Monte da Lua
World’s Leading Adventure Tourist Attraction – Passadiços do Paiva
World’s Leading Airline to Africa – TAP Air
World’s Leading Airline to South America – TAP Air
World’s Leading Classic Hotel – Olissippo Lapa Palace Hotel
World’s Leading Golf & Villa Resort – Dunas Douradas Beach Club, Portugal World’s Leading Boutique Hotel Operator – Amazing Evolution Management
World’s Leading Inflight Magazine – Up Magazine (TAP Air Portugal) 
World’s Leading Tourist Board – Turismo de Portugal


Fonte: Portugal é o melhor destino – a.muse.arte

Deixar uma resposta

Back To Top