Porque não sobem os salários? – salário, emprego e legislação laboral

Seminário

Porque não sobem os salários? – salário, emprego e legislação laboral

28 de setembro de 2018, 15h00 – Auditório Afonso Barros, ISCTE-IUL (Lisboa)

Este seminário assinala o início dos trabalhos do Projeto “REVAL – Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal” que reúne investigadores do DINÂMIA-CET e do CES no propósito de analisar as transformações do regime de emprego ocorridas em Portugal nas últimas duas décadas, em particular as decorrentes da crise financeira global e da intervenção da tróica em Portugal.

A consequência mais evidente das transformações do regime de emprego a que o projeto se refere é a assimetria que se vem verificando à escala global entre as taxas de crescimento do produto e do emprego, por um lado, e dos salários, por outro. Do crescimento económico com estagnação salarial resulta um incremento das desigualdades de repartição de rendimento, com destaque para a repartição entre trabalho e capital, que compromete a sustentabilidade da recuperação.

Este padrão de crescimento assimétrico manifesta-se também em Portugal por intervenção quer de fatores decorrentes das dinâmicas internacionais, quer de condicionantes especificamente nacionais que importa identificar, como as transformações operadas na legislação laboral, na política orçamental e no padrão de especialização da economia portuguesa.

Este evento é de entrada gratuita, mas está sujeito a inscrição | Informações: observatoriocrises@ces.uc.pt

Fonte: Porque não sobem os salários? – salário, emprego e legislação laboral

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta