skip to Main Content

Participe no 6º Inquérito nacional à situação dos Arquivos Municipais : Notícia BAD

Participe No 6º Inquérito Nacional à Situação Dos Arquivos Municipais : Notícia BAD

Nos próximos dias 18 e 19 de outubro terá lugar o 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais (ENAM), em Cascais.

Este evento constitui uma oportunidade para o debate e troca de experiências, mas também para o conhecimento da realidade arquivística dos municípios.

Atualmente os únicos dados estatísticos oficiais recolhidos pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) sobre os arquivos municipais dizem respeito às despesas, sendo obtidos no âmbito do “Inquérito ao financiamento público das atividades culturais das Câmaras Municipais”.

Complementando estes indicadores, que se centram no elemento despesa, o Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais, no âmbito dos seus Encontros Nacionais, tem vindo regularmente a promover um inquérito nacional aos arquivos municipais.

Cremos que o conhecimento da realidade poderá permitir aos profissionais e aos decisores a definição de horizontes para o setor e de modelos de maturidade para os alcançar.

Estando a aproximar-se a data do 13º ENAM, constatamos que, até ao momento, apenas 137 arquivos municipais deram resposta ao questionário.

Relativamente às respostas obtidas, salientamos que existem distritos com taxas de respostas altas: Viana do Castelo 9 respostas em 10 municípios; Aveiro 12 respostas em 19 municípios; Faro 12 respostas em 16 municípios; Setúbal 7 respostas em 12 municípios. Por outro lado, há distritos com taxas de respostas baixas: Vila Real 3 respostas em 14 municípios; Viseu 7 respostas em 24 municípios; Coimbra 8 respostas em 17 municípios e, ainda, os casos das Regiões Autónomas da Madeira (0 reposta) e Açores (2 respostas).

Apelemos à colaboração de todos os colegas para o preenchimento do inquérito, que se encontra no link: https://www.bad.pt/form/index.php?option=com_rsform&formId=160

Influenciar e promover a definição de políticas de interesse público para os arquivos deve constituir um objetivo para os profissionais de informação e documentação, promover os mecanismos para que tal aconteça é uma responsabilidade conjunta destes profissionais, e as estatísticas podem constituir um elemento chave neste caminho.

Contribua para que a divulgação de dados sobre os arquivos municipais vá além do elemento despesa.

Caso não exista no Município uma unidade orgânica de Arquivo Municipal dê-nos essa informação.


Juntos
 fazemos a diferença!

Fonte: Participe no 6º Inquérito nacional à situação dos Arquivos Municipais : Notícia BAD

Deixar uma resposta

Back To Top