open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade
10 de dezembro de 2018, 14h30 – Sala 1, CES | Alta
Programa
Apresentação: Bruno Sena Martins
Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA): Teresa Cunha e Sara Araújo
Espaço WEB da UPEA: Tiago Knob

Sessão 1
Direitos Humanos e Soberania Alimentar
Annalisa Bellu, Maria Carneiro Duarte e Vanessa Duarte de Sousa 

Sessão 2
Direitos Humanos e Refugiados/as
Joana Sousa Ribeiro e Alexander Kweh

Sessão 3
Direitos Humanos e Arte
José Miguel Pereira e Tiago Knob

Notas Biográficas

Alexander Kweh – Presidente da Associação Refugiados em Portugal e Coordenador do Fórum refúgio

Annalisa Bellu – Licenciada em Engenharia Florestal e doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Desde 2007 vive em Campo Benfeito, onde se dedica à agricultura para a sustentação da família e recentemente iniciou uma exploração de pequenos frutos. Interessa-se particularmente de áreas como a agroecologia e a permacultura como práticas fundamentais para alcançar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas de pequena escala, que são os prevalentes no interior serrano português.

Bruno Sena Martins – Investigador do CES

Joana Sousa Ribeiro – Investigadora do CES

José Miguel Pereira – Diretor Artístico do Jazz ao Centro

Mariao Carneiro Duarte – “Rosa” nasceu em Campo Benfeito em 1933 onde sempre viveu. Como a maioria das mulheres da sua geração e do mundo rural, desempenhou múltiplas funções desde as que eram habitualmente realizadas pelas mulheres (costureira, tecedeira, cozinheira, entre outras), às mais relacionadas com a agricultura e pecuária (ao longo da vida criou vacas, ovelhas, porcos, galinhas e coelhos, e cuidou dos campos) e até algumas geralmente atribuídas aos homens (por exemplo: caiar a casa e outras reparações no lar). Nas palavras dela, tudo aquilo que é preciso, a Rosa gosta de o fazer.

Sara Araújo –  Investigadora do CES

Tiago Knob – Membro do Observatório Popular Cidade do Anjo. Mestre em pensamento latino-americano pela USP, São Paulo, Brasil e doutorando em Pós-colonialismos e cidadania global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Teresa Cunha – Investigadora do CES

Vanessa Duarte de Sousa – Socióloga e ativista, preside atualmente à Associação Montanhas de Saberes (sediada em Campo Benfeito – Serra do Montemuro). Tem vindo a desenvolver investigação e intervenção sobre espaços camponeses de montanha, procurando desconstruir os discursos dominantes que limitam a leitura sobre os modos de vida aí existentes. Congrega esta atividade com a agricultura de subsistência e tem particular interesse sobre os temas da Soberania e Segurança Alimentar, assim como tem vindo a defender as sementes tradicionais locais e livres de patentes.

Fonte: Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:  a diversidade das lutas pela dignidade

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta