skip to Main Content

Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os Próximos 70 Anos Da Declaração Universal Dos Direitos Humanos

Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade
10 de dezembro de 2018, 14h30 – Sala 1, CES | Alta
Programa
Apresentação: Bruno Sena Martins
Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA): Teresa Cunha e Sara Araújo
Espaço WEB da UPEA: Tiago Knob

Sessão 1
Direitos Humanos e Soberania Alimentar
Annalisa Bellu, Maria Carneiro Duarte e Vanessa Duarte de Sousa 

Sessão 2
Direitos Humanos e Refugiados/as
Joana Sousa Ribeiro e Alexander Kweh

Sessão 3
Direitos Humanos e Arte
José Miguel Pereira e Tiago Knob

Notas Biográficas

Alexander Kweh – Presidente da Associação Refugiados em Portugal e Coordenador do Fórum refúgio

Annalisa Bellu – Licenciada em Engenharia Florestal e doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Desde 2007 vive em Campo Benfeito, onde se dedica à agricultura para a sustentação da família e recentemente iniciou uma exploração de pequenos frutos. Interessa-se particularmente de áreas como a agroecologia e a permacultura como práticas fundamentais para alcançar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas de pequena escala, que são os prevalentes no interior serrano português.

Bruno Sena Martins – Investigador do CES

Joana Sousa Ribeiro – Investigadora do CES

José Miguel Pereira – Diretor Artístico do Jazz ao Centro

Mariao Carneiro Duarte – “Rosa” nasceu em Campo Benfeito em 1933 onde sempre viveu. Como a maioria das mulheres da sua geração e do mundo rural, desempenhou múltiplas funções desde as que eram habitualmente realizadas pelas mulheres (costureira, tecedeira, cozinheira, entre outras), às mais relacionadas com a agricultura e pecuária (ao longo da vida criou vacas, ovelhas, porcos, galinhas e coelhos, e cuidou dos campos) e até algumas geralmente atribuídas aos homens (por exemplo: caiar a casa e outras reparações no lar). Nas palavras dela, tudo aquilo que é preciso, a Rosa gosta de o fazer.

Sara Araújo –  Investigadora do CES

Tiago Knob – Membro do Observatório Popular Cidade do Anjo. Mestre em pensamento latino-americano pela USP, São Paulo, Brasil e doutorando em Pós-colonialismos e cidadania global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Teresa Cunha – Investigadora do CES

Vanessa Duarte de Sousa – Socióloga e ativista, preside atualmente à Associação Montanhas de Saberes (sediada em Campo Benfeito – Serra do Montemuro). Tem vindo a desenvolver investigação e intervenção sobre espaços camponeses de montanha, procurando desconstruir os discursos dominantes que limitam a leitura sobre os modos de vida aí existentes. Congrega esta atividade com a agricultura de subsistência e tem particular interesse sobre os temas da Soberania e Segurança Alimentar, assim como tem vindo a defender as sementes tradicionais locais e livres de patentes.

Fonte: Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:  a diversidade das lutas pela dignidade

Deixar uma resposta

Back To Top