Migrações contemporâneas, justiça e direito na fronteira

Seminário

Migrações contemporâneas, justiça e direito na fronteira

22 de novembro de 2018, 14h30Resumo

As migrações internacionais são das realidades mais pungentes e relevantes da contemporaneidade. Segundo a Organização Internacional das Migrações, em 2017, o número total de imigrantes internacionais foi de 258 milhões, um número recorde numa tendência global de crescimento. Para além do volume, a importância das migrações encontra-se na intensidade, diversidade e complexidade com que acontecem, não deixando nenhuma sociedade à margem de questões políticas, jurídica económicas, sociais e humanitárias que a premência das suas dinâmicas suscita. Neste tempo que já foi adjetivado como a idade das migrações, importa refletir sobre os encontros e desencontros da lei face à pujança desta realidade e migrantes, de refugiados, de tráfico de pessoas, e das fronteiras que atravessam. Reflexão urgente tendo em consideração o questionamento do paradigma europeu de gestão de fronteiras, o quotidiano migrante e as tragédias no Mediterrâneo.

Pretende-se com este evento, desde uma perspetiva crítica, simultaneamente sociológica e jurídica, identificar os paradoxos das migrações internacionais contemporâneas, observar os direitos fundamentais dos imigrantes e refugiados no espaço europeu, e refletir sobre o tráfico de seres humanos e a sua problematização jurídica.

Este workshop decorre no âmbito do projeto “A Carta dos Direitos Fundamentais ‘em ação’”, financiado pela Direção-Geral de Justiça da Comissão Europeia, em parceria com o Instituto de Direitos Humanos da Catalunha (Espanha), a Universidade de Utrecht (Holanda) e a Universidade de Szczecin (Polónia). Este projeto, desenvolvido e coordenado pelo Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, tem o privilégio de contar com o especial apoio do Conselho Superior da Magistratura, da Procuradoria-Geral da República, dos Conselhos Regionais da Ordem dos Advogados e do Centro de Estudos Judiciários.

Fonte: Migrações contemporâneas, justiça e direito na fronteira

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta