Materialidades da Literatura na PsyArt

Realizou-se entre os dias 27 de junho e 1 de julho de 2018 a 35ª Conferência Internacional sobre Psicologia e Arte, organizada pela PsyArt Foundation (EUA) e pelo Centro de Estudos Acadêmicos Avançados de Dubrovnik (Croácia). O evento contou com a exposição de cerca de 50 trabalhos, conduzidos por especialistas em diversas áreas da psicologia e dos estudos artísticos: psiquiatras, psicanalistas, psicólogos clínicos, literatos, músicos, artistas plásticos e críticos de arte. O Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura esteve representado por Fábio Waki, laureado pelos organizadores com o prêmio por melhor investigação dentre os estudantes de pós-graduação aceitos na conferência, bem como com a Norman and Jane Holland Fellowship, o auxílio financeiro vinculado a esse prêmio.

Enquadrado em um dos painéis que tinham como tema comum a expansão de teorias psicanalíticas por meio da arte, a investigação de Fábio Waki, intitulada Eine unheimliche Hilflosigkeit: a psychophilosophical reading of Andrei Tarkovsky’s “Solaris”, teve como principal propósito um exame das narrativas eventuais e imagéticas do filme em apreço como base para uma requalificação dos conceitos freudianos de unheimlich ‘inquietante’ e Hilflosigkeit ‘desamparo’. A convite do comitê científico do evento, essa investigação deverá ser publicada no PsyArt Journal, periódico digital editado pela própria PsyArt Foundation, e também na Gradiva, revista sobre psicanálise e literatura coordenada pelo Departamento de Inglês da Universidade de Paris 7.

Fonte: Materialidades da Literatura na PsyArt

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta