Máquinas do Desassossego no Criatek

As Máquinas do Desassossego, de Luís Lucas Pereira, participam na 2ª edição do Criatek: Criatividade Digital e Tecnologia, que decorre na cidade de Aveiro entre 30 de maio e 2 de junho de 2018. As Máquinas do Desassossego usam a base de dados do Arquivo LdoD como ponto de partida para reinventar a experiência do Livro do Desassossego de acordo com procedimentos multimodais e interativos caraterísticos da literatura digital. Trata-se de um projeto em curso desde 2014, tendo sido mostrado anteriormente, em diferentes iterações, nas exposições “Textual Machines” (17-18 de abril de 2015, Wilson Center Digital Humanities Lab, University of Georgia, Athens, USA); “Language and the Interface” (14-15 de maio de 2015, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal); e “P2P: Polish-Portuguese e-lit” (6-8 de agosto de 2015, Gallery 3.14, Bergen, Noruega). A versão agora apresentada no Criatek é composta por 12 máquinas e está instalada no Foyer do Teatro Aveirense. As Máquinas do Desassossego instanciam a função-autor no Arquivo LdoD e integrarão a funcionalidade “ESCRITA” da plataforma, ainda em desenvolvimento. Esta funcionalidade permitirá a escrita de variações a partir do Livro do Desassossego, quer segundo procedimentos manuais, quer segundo procedimentos assistidos por ferramentas de escrita digital.

De 30 de maio a 2 de junho serão apresentadas peças e artistas de referência nacional e internacional, utilizando espaços interiores e exteriores. Com aposta numa programação diversificada e de qualidade que irá ao encontro do público em geral, do familiar, dos visitantes da cidade nos seus percursos turísticos, mas também do público especializado.

A segunda edição do CRIATEK apresenta propostas que despertarão o interesse de todos — de forma transversal — e vai ocupar edifícios culturais municipais, patrimoniais, mas também espaço público e espaços comerciais, criando um percurso entre o Museu de Aveiro (Santa Joana) e o Canal Central e a Praça do Peixe.

Fonte: Máquinas do Desassossego no Criatek

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta