Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Eurídice Figueiredo (Universidade Federal Fluminense)

15 de outubro de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Nota biográfica

Eurídice Figueiredo fez Mestrado e Doutorado na UFRJ e Pós-Doutorado Sénior na UFMG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos de Literatura – da Universidade Federal Fluminense desde 1989. Atualmente é professora associada aposentada. Publicou Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (1998) e inúmeros artigos em obras coletivas e revistas nacionais e internacionais. Editou números das revistas Gragoatá e Cadernos de Letras (UFF) e Letras (UFSM). Organizou os livros Figurações da alteridade (com M.B. Porto, 2007), Conceitos de literatura e cultura (2005), Recortes transculturais(com E.P. dos Santos, 1997), A escrita feminina e a tradição literária (1995). É pesquisadora do CNPq desde 1993.

Foi professora visitante na Université du Québec à Montréal (Canadá), Università degli Studi di Napoli l’Orientale (Itália) e Université de Rennes (França). Criou e coordenou o GT “Relações literárias interamericanas” (2000-2004). É líder do GRPesq “Relações literárias interamericanas”. Publicou os livros: Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção (EdUERJ, 2013), Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura (7Letras, 2010), Construções de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (EdUFF, 1998). Organizou os livros: Conceitos de literatura e cultura (EdUFF/Ed. UFJF, 2005/2012), A escrita feminina e a tradição literária (EdUFF, 1995). Em parceria, organizou América Latina: integração e interlocução (com REIS, Lívia, 7letras, 2011), Figurações da alteridade (com PORTO, M. Bernadette, EdUFF, 2007), Recortes transculturais (com SANTOS, Eloína Prati, EdUFF, 1997). Foi editora ou co-editora responsável por números das revistas GragoatáCadernos de Letras do Instituto de Letras da UFF, Letras do PPG de Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Interfaces Brasil-Canadá. Tem artigos em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais.

Últimas publicações:

A literatura como arquivo da ditadura brasileira, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017;
Representações de etnicidade : perspectivas interamericanas de literatura, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.
Mulheres ao Espelho-autobiografia, Ficção, Autoficcão, Ed. Eduer, 2016;

Está presentemente a escrever um livro sobre literatura brasileira contemporânea de autoria feminina.

Atividade no âmbito do programa de doutoramento «Estudos Feministas»

Fonte: Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta