open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Eurídice Figueiredo (Universidade Federal Fluminense)

15 de outubro de 2018, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Nota biográfica

Eurídice Figueiredo fez Mestrado e Doutorado na UFRJ e Pós-Doutorado Sénior na UFMG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos de Literatura – da Universidade Federal Fluminense desde 1989. Atualmente é professora associada aposentada. Publicou Construção de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (1998) e inúmeros artigos em obras coletivas e revistas nacionais e internacionais. Editou números das revistas Gragoatá e Cadernos de Letras (UFF) e Letras (UFSM). Organizou os livros Figurações da alteridade (com M.B. Porto, 2007), Conceitos de literatura e cultura (2005), Recortes transculturais(com E.P. dos Santos, 1997), A escrita feminina e a tradição literária (1995). É pesquisadora do CNPq desde 1993.

Foi professora visitante na Université du Québec à Montréal (Canadá), Università degli Studi di Napoli l’Orientale (Itália) e Université de Rennes (França). Criou e coordenou o GT “Relações literárias interamericanas” (2000-2004). É líder do GRPesq “Relações literárias interamericanas”. Publicou os livros: Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção (EdUERJ, 2013), Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura (7Letras, 2010), Construções de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (EdUFF, 1998). Organizou os livros: Conceitos de literatura e cultura (EdUFF/Ed. UFJF, 2005/2012), A escrita feminina e a tradição literária (EdUFF, 1995). Em parceria, organizou América Latina: integração e interlocução (com REIS, Lívia, 7letras, 2011), Figurações da alteridade (com PORTO, M. Bernadette, EdUFF, 2007), Recortes transculturais (com SANTOS, Eloína Prati, EdUFF, 1997). Foi editora ou co-editora responsável por números das revistas GragoatáCadernos de Letras do Instituto de Letras da UFF, Letras do PPG de Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Interfaces Brasil-Canadá. Tem artigos em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais.

Últimas publicações:

A literatura como arquivo da ditadura brasileira, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017;
Representações de etnicidade : perspectivas interamericanas de literatura, Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.
Mulheres ao Espelho-autobiografia, Ficção, Autoficcão, Ed. Eduer, 2016;

Está presentemente a escrever um livro sobre literatura brasileira contemporânea de autoria feminina.

Atividade no âmbito do programa de doutoramento «Estudos Feministas»

Fonte: Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta