open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Janelas da Alma e Espelhos do Mundo: fotografia e reflexões sobre o olhar

Curso de Formação

Janelas da Alma e Espelhos do Mundo: fotografia e reflexões sobre o olhar

7 a 21 de janeiro de 2019 – CES | Alta e CES | Sofia

Apresentação

Existe aquilo que não queremos ver ou aquilo que não conseguimos olhar. Assim, tornamos invisível o que não podemos olhar. Não existe neutralidade axiológica no olhar. Só olhamos o que nos é apropriado a ver, o que está em sintonia com a nossa visão de mundo. Desta forma, olhamos o mundo através de um espelho. O reflexo em um espelho não é de modo algum o que parece ser. Essa é a metáfora do mundo que olhamos.

Nesse sentido, este Curso pretende potencializar e expandir o olhar dos participantes por meio de atividades criativas, reflexões, prática fotográfica e leitura de imagens, em 7 (sete) Encontros. O olhar é, ao mesmo tempo, sair de si e trazer o mundo para dentro de si. A ideia é compreender como olhamos e repensar como produzimos sentidos em relação ao que fotografamos. A partir da reflexão dos conceitos “sociologia das ausências e das emergências” e “ecologia dos saberes”, trabalhados pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos, este curso propõe aos participantes a produzirem fotografias e realizar leituras da imagem fotográfica como uma possível metodologia para o processo de tradução de saberes, em suas múltiplas dimensões artísticas, linguísticas, filosóficas, políticas e sociológicas, com uma aproximação interdisciplinar a estudos transdisciplinares.

O curso abordará conceitos transversais à Fotografia, por meio de várias lentes, tais como: sociologia das ausências, das emergências, ecologia dos saberes; noções básicas de semiótica e fotografia; noções básicas de Física Quântica: o olhar do observador, complementaridade e a teoria da incerteza; noções básicas de linguagem fotográfica; a imagem como ideia e representação; verdade e mentira; prática “MIKSANG(Meditação e Fotografia); e, metodologia Photovoice.

O Curso se desenvolverá a partir de reflexões teóricas associadas a exercícios e práticas fotográficas dos participantes do curso, sobre questões que os afetam e penetram em suas vidas, no vi-vendo entre “Nós e a Cidade”. Analisaremos, coletivamente, as fotografias por meio de leituras das imagens produzidas. No último encontro, será realizada uma Exposição Fotográfica Coletiva, com as imagens selecionadas de todos/as os/as participantes do Curso

Fonte: fotografia e reflexões sobre o olhar

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta