open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Já está disponível a revista e-Lyra “Reescritas Poéticas”

A escrita poética é marcada pelo diálogo com obras que se configuram como matrizes da criação, processo cujos vestígios podem ser percebidos em bibliotecas de escritores, arquivos pessoais, manuscritos e correspondência, entre outros. Como parte do ato criativo, destaca-se a reformulação de textos, procedimento empregado de maneira constante por poetas, em busca da expressão formal mais apurada, tendo em vista que a literatura, em seu diálogo consigo mesma, oferece aos escritores a possibilidade de comunicação entre poemas de sua autoria ou de autoria diversa. Neste dossiê da RevistaeLyra, estão contemplados os diálogos praticados pelos poetas, com base na retomada de textos anteriores, no intuito de transformá-los, rediscuti-los, parafraseá-los ou parodiá-los em um novo poema, lançando mão de procedimentos diversos de reescritas, tais com o paráfrase, paródia, colagens, tradução, deslocamentos de versos ou partes de poemas já publicados.

O número da Revista eLyra que se volta à reescrita poética guarda espaço para a Poesia, seção de abertura do volume, em que estão poemas dos escritores contemporâneos Paulo Henriques Britto, Marcos Siscar, Fabrício Corsaletti, Rodrigo Petrônio e Alberto Martins.

N. 12 (2018): REESCRITAS POÉTICAS

Fonte: Já está disponível a revista e-Lyra “Reescritas Poéticas”

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta