Instituto de Estudos Medievais lança novo ciclo de seminários

Já se iniciou um novo ciclo periódico de seminários do Instituto de Estudos Medievais (IEM). Esta unidade de investigação da NOVA FCSH iniciará, com a coordenação dos investigadores Catarina Fernandes Barreira, Mário Farelo e Gonçalo Melo da Silva, o Seminário de Estudos Medievais (SEM).

O SEM tem uma formulação flexível, variando entre apresentações individuais ou encontros de uma tarde em torno de uma temática específica e é aberto a todos os investigadores ou investigadoras e público em geral. É objetivo do IEM que este seja “um espaço privilegiado para a apresentação de investigações individuais ou coletivas e para o diálogo e debate de ideias em torno de problemáticas relacionadas com a História, História de Arte, Arqueologia, Literatura, Arquivística, entre outras“.

Iria Gonçalves abrirá a primeira sessão, às 17h00 de 25 de janeiro na Sala Multiusos 2 do Edifício ID da NOVA FCSH, com um tema que lhe é bem caro – a alimentação e a cozinha medievais.

Segue-se, a 7 de fevereiro, no mesmo local e horário, uma sessão de Arnaldo Sousa Melo, com o tema “Contratos de trabalho e formas de remuneração nos estaleiros régios medievais portugueses: tipologias e critérios de escolha”.

Dar continuidade uma herança de partilha

Integrados no plano de formação do IEM, os seminários periódicos ‘Conversas sobre a Cidade’ e ‘Metodologias em Estudos Medievais’ tornaram-se uma atividade de referência no seio do Grupo de Investigação ‘Territórios e Poderes’, somando mais de 50 apresentações realizadas desde 2010.

Destinados essencialmente a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, estes cumpriam o objetivo de promover, em ambiente informal, a troca de ideais e de conhecimentos sobre um tema de história urbana ou de metodologias utilizadas nos Estudos Medievais.

O IEM explica que este novo ciclo de seminários pretende, por um lado, dar continuidade “à herança de partilha e discussão informal de conhecimento que caraterizava os anteriores seminários periódicos” e, por outro, permitir “convergência do trabalho colaborativo realizado no seio desta unidade de investigação e a promoção dos Estudos Medievais ‘latu sensu’“.

Fonte: Instituto de Estudos Medievais lança novo ciclo de seminários — Universidade Nova de Lisboa

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta