open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

infoTRAUMA #4

A Transculturalidade do Trauma…

Um trauma implica, entre outros fatores, uma experiência de descontinuidade, de rutura em relação às crenças e padrões de segurança anteriores.

De facto, para além das particularidades do acontecimento traumático e das características específicas das potenciais vítimas, a capacidade do indivíduo (e da comunidade) para lidar com o trauma é marcada pelos contornos da matriz cultural, dos fatores ambientais, do aqui e agora em que ocorre a experiência. Essa marca revela-se quer através das estratégias adotadas para resolução e (re)significação da experiência traumática, quer através das respostas de suporte social e de reabilitação que são consequentemente implementadas, contribuindo, de forma determinante, para o evoluir de uma experiência traumática aguda, no sentido do superar do acontecimento ou da sua transição para um trauma crónico.

Daí que, num mundo globalizado, perante os fluxos migratórios ocasionados por eventos geradores de trauma, seja indispensável ter em conta o impacto dos distintos valores e diferentes normas do indivíduo que chega, da comunidade que recebe. Que fatores de agravamento, que estratégias de proteção podem proporcionar as diferentes visões das diferentes culturas?

Estas questões foram motivo de reflexão do Centro de Trauma nos últimos meses: estiveram na origem de parte das nossas atividades, serviram de base a alguns dos nossos projetos e foram teia de construção desta newletter, que partilhamos.


Luísa Sales | Coimbra, 12 de abril de 2019
Coordenadora do Centro de Trauma do CES/UC

formação
III Curso de Formação em Psicotraumatologia
A 3ª. edição do Curso de Formação em Psicotraumatologia chegou ao fim, com um encontro subordinado ao tema “Ameaças em Curso: Traumas Anunciados?“. O evento teve lugar no dia 15 de dezembro de 2018, no Hospital Militar de Coimbra.

formação
From Trauma to Resilience:
Giving Voice to Values
A socióloga Gwynyth Overland realizou, a convite do Centro de Trauma, um workshop dedicado ao papel da cultura, religião e valores na reação a eventos traumáticos.

colóquios
Trauma e Interculturalidade
O Centro de Trauma participou nas comemorações dos 40 anos do CES, com um debate subordinado ao tema “Trauma e Interculturalidade“.

colóquios
O Trauma no Olhar de Diferentes Culturas
O Centro de Trauma organizou o colóquio “O Trauma no Olhar de Diferentes Culturas“, que serviu, simultaneamente, como sessão de entrega de diplomas do III Curso de Formação em Psicotraumatologia.

colóquios
Stress Traumático e Transmissão Intergeracional
Em colaboração com o Museu de Aljube, o Centro de Trauma promoveu o encontro “Stress Traumático e Transmissão Intergeracional“.

outras atividades
Como Impedir o Trauma
O Centro de Trauma continua empenhado na reflexão das múltiplas questões ligadas ao trauma psicológico de corrente de crises, desastres ou catástrofes.

outras atividades
Board ESTSS / Future Leadership Group
As investigadoras do Centro de Trauma, Aida Dias e Joana Proença Becker, foram escolhidas para integrar, respetivamente, o núcleo executivo do Board da ESTSS e o grupo ESTSS Future International Leadership.

outras atividades
Visita da Presidente da ESTSS
Jana Javakhishvili, recém-eleita presidente da Sociedade Europeia para os Estudos do Stress Traumático (ESTSS), esteve em Portugal. A presença serviu para estreitar relações entre o Centro de Trauma e a ESTSS.

outras atividades
Solidariedade com Moçambique
O Centro de Trauma manifesta a sua solidariedade para com as vítimas da tragédia em Moçambique, depois da passagem do ciclone Idai. Com o objetivo de prestar ajuda a todos os afetados, disponibiliza na sua página sobre o trauma psicológico decorrente de catástrofes.

homenagem
José Arruda, Presidente da ADFA
José Arruda, um dos fundadores da Associação de Deficientes das Forças Armadas e seu presidente, até 2019, faleceu no passado mês de janeiro. O Centro de Trauma associa-se ao aplauso que, unanimemente, os portugueses prestam à sua memória.

conferência
ESTSS 2019
A 16ª. Conferência da ESTSS acontece de 14 a 16 de junho, em Roterdão, na Holanda, com o tema “Trauma in Transition: Bulding Bridges”. O Centro de Trauma irá apresentar um conjunto de trabalhos científicos.


Neste espaço convidamos os nossos parceiros a divulgar as suas atividades, relacionadas com a temático do trauma psicológico. Nesta edição, destaque para a 16ª. Corrida de Solidariedade APAV, o 34º. Curso Elementar de Operações de Socorro da ANAFS e a Conferência ESTSS 2019.



Espaço de divulgação de depoimentos, opiniões e comentários acerca de acontecimentos relacionados com o trauma psicológico. Nesta edição contamos com o depoimento da psicológa Érica Kawakami, a propósito da importância da arte nas periferias brasileiras. Entrevistamos ainda Faranaz Keshavjee, especialista em estudos islâmicos, que nos fala dos principais desafios de uma Europa multicultural.


Propomos a consulta de alguns artigos científicos/livros recentes sobre a especialidade (Top4 Trauma) e destacamos notícias, reportagens e vídeos sobre a temática do trauma psicológico (Trauma e Media).

ARTIGOS

1. Sousa Ribeiro, J. (2019). From interculturalism to inter-recognition: towards an ethico-onto-epistemological approach in migration research. Journal of Multicultural Discourses. 1-15

2. Palgi, Y., Shrira A., Avidor S., Hoffman Y., Bodner, E., Ben-Ezra, M. (2019). Understanding the long-term connections between posttraumatic stress, subjective age, and successful aging among midlife and older adults. European Journal of Psychotraumatology. 10:1

3. Strøm, I., F.Kleindienst, N., Priebe, K., Petri, M., Hecht, A., Santangelo, P., Bohus, M., Schulte-Herbrüggen, O. (2017). Trauma-related memories in PTSD after interpersonal violence: An ambulatory assessment study. European Journal of Psychotraumatology. 8:1

4. Ajdukovic, D., Armour, C., Ardino, V., Arnberg, F., Dragan, M., Egreteau, L., El-Hage, W., Figueiredo-Braga, M., Hopchet, M., Javakhishvili, J., Kazlauskas, E., Lampe, A., Lis-Turlejska, M., Makhashvili, N., Mouthaan, J., Murphy, D., Nalyvaiko, N., Nazarenko, T., Sales, L., Schäfer, I., Sijbrandij, M., Vandamme, N. (2018). Trauma and trauma care in Europe. European Journal of Psychotraumatology, 9:1





LIVROS
1. (2019) Cancro Sobre Papel: Estórias de oito mulheres Portuguesas entre palavra falada, arte e ciência escrita – Susana de Noronha, edição Almedina (Coleção CES-Almedina)

2. (2019) Declarações de Guerra: Histórias em carne viva da Guerra Colonial – Vasco Luís Curado, edição Guerra e Paz

3. (2018) The Boat People – Sharon Bala, edição Doubleday

4. (2013) Post Traumatic Survival: The Lessons of Cambodian Resilience – Gwynyth Overland, edição Cambridge Scholars Publishing

reflexões
1. 48 Retratos de guerra / 48 Bombas relógio / 48 Elegias – Margarida Calafate Ribeiro, investigadora do CES, Coordenadora do projeto MEMOIRS e associada do CT (30 de março de 2019)

2. “Imaginem…”​ O trauma complexo dos refugiados – Bruno Brito, investigador do CT (17 de dezembro de 2019)

3. Quanto Vale a vida? Os traumas do quotidiano soterrado em Brumadinho – Érica Kawakami e Fulvio Severino, colaboradores do CT (28 de fevereiro de 2019)


4.
Moçambique vai continuar a precisar de nós – Faranaz Keshavjee, colaboradora do CT (25 de março de 2019

)

reportagem
Jornal Universitário de Coimbra
A Cabra
Entrevista a Luísa Sales, coordenadora do Centro de Trauma, sobre a sessão final do Curso de Formação em Psicotraumatologia.

reportagem
RTP 3
Análise da tragédia em Moçambique pela psicóloga da Cruz Vermelha e investigadora associada do Centro de Trauma, Susana Gouveia.


Morada:

Centro de Trauma | Centro de Estudos Sociais (CES)

Colégio da Graça | Rua da Sofia nº 136-138 | 3000-389 Coimbra, Portugal

Contactos:

Coordenação | Luísa Sales | luisasales@ces.uc.pt

Secretariado | Teresa Borges | +351 239 853 646 | centrodetrauma@ces.uc.pt

Copyright © Centro de Trauma | All rights reserved
Se deseja anular a subscrição desta newsletter, por favor, clique aqui.

Fonte: infoTRAUMA #4

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta