Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Histórias de vida, história dos lugares. A experiência do Museu da Pessoa

Assinalando o encerramento da exposição Memórias de São Domingos de Benfica, promovida pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica e desenvolvida pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), Rosali Henriques, Doutora em Memória Social e fundadora do Museu da Pessoa de S. Paulo, partilha essa sua experiência numa conferência no Fórum Grandela.

O Museu da Pessoa, fundado em 1991 no Brasil, constitui uma rede de histórias de vida com o objetivo de conhecer a história do país em múltiplas dimensões, recorrendo a narrativas de vida dos seus protagonistas.

Considerando a história oral e o método biográfico enquanto metodologias centrais na construção do conhecimento histórico sobre os lugares, Rosali Henriques propõe-se refletir acerca das suas potencialidades tendo em conta o universo de histórias de vida registados pelo Museu da Pessoa.

O encontro terá lugar na Estrada de Benfica 419 (Fórum Grandela), às 18h do dia 27 de outubro.

Biografia de Rosali Henriques

Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Arquivologia pela Universidade de São Paulo e em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal e doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Memória e Património. Trabalhou durante 16 anos no Museu da Pessoa, como pesquisadora, coordenadora de acervo e museóloga. Desenvolve ainda a sua atividade na área de História Oral e Museologia como consultora de projetos. Presentemente reside em Lisboa, estando integrada num projeto de pesquisa no CES da Universidade de Coimbra.

Fonte: Histórias de vida, história dos lugares. A experiência do Museu da Pessoa. — Universidade Nova de Lisboa

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos. Acumula experiência e diverte-se na implementação de soluções com plataformas de publicação como o WordPress, Joomla, e Open Journal System.

Be the first to comment

Deixar uma resposta