Guia de Usuário do Dataverse do Ibict

A equipe da Coordenação da Rede Cariniana do Ibict produziu coletivamente um guia para os usuários do repositório de dados de pesquisa Dataverse. O material objetiva facilitar o conhecimento pelos profissionais das instituições parcerias da Cariniana das práticas de gestão e preservação de dados científicos, fortalecendo a atuação integrada dos diversos serviços e produtos de informação que a Rede dissemina para profissionais e estudantes da área.

Seguindo as orientações da equipe do Dataverse na Universidade de Harvard, o guia contém a descrição da estrutura do repositório de dados, as permissões e funções das pessoas envolvidas na gestão do sistema.

O repositório Dataverse do Ibict, registrado no re3data () como um dos sete repositórios de dados no Brasil, surgiu em 2015 como parte do projeto de disponibilização do material de pesquisa do projeto Jaiba Solar da Universidade de Brasília. Hoje o repositório conta com dados de 52 projetos de 22 pesquisadores, de quatro instituições parceiras da Cariniana, 192 conjuntos de dados e 476 arquivos.

Acesse o guia: http://cariniana.ibict.br/images/artigos/Dataverse/Guia_para_os_usuarios_do_Dataverse.pdf

Fonte: Lançado o Guia de Usuário do Dataverse do Ibict — IBICT

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta