skip to Main Content

GRETEL: Literatura Infantil e Juvenil e Educação Literária

GRETEL: Literatura Infantil E Juvenil E Educação Literária

O GRETEL (Grupo de Investigación de Literatura Infantil y Juvenil y Educación Literaria), alocado no Departamento de Didática da Língua, Literatura e Ciências Sociais da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), tem Teresa Colomer como investigadora principal e é coordenado por Ana María Margallo.

Como o próprio nome indica, não sem deixar de evocar a personagem grimmiana, o grupo desenvolve investigação ao nível da educação literária e da literatura infantil e juvenil (LIJ). Entre outras, possui uma linha de pesquisa orientada para a literatura infantil e juvenil digital (LIJD) e para o seu ensino, consolidada por diferentes projetos de investigação e diversas publicações, das quais se destacam os volumes Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices (Peter Lang, 2015) e o mais recente Narrativas Literarias en Educación Infantil y Primaria (Ed. Sintesis, 2018).

Esta equipa é uma referência na definição da LIJD como campo de estudo, contribuindo não apenas para a descrição teórica e análise de novos objetos literários, mas também para a sua didatização, tendo em atenção os diferentes agentes envolvidos no processo educativo. Além de um importante trabalho de curadoria destas obras (http://www.gretel.cat/es/recomendaciones-lij-digital/), tem tido um papel decisivo na formação inicial e contínua de educadores e professores, bem como de bibliotecários e mediadores de leitura.

Biblioteca de Humanidades, UAB

Entre janeiro e fevereiro deste ano, Ana Albuquerque e Aguilar, estudante do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com uma tese dedicada ao ensino da literatura eletrónica, foi investigadora convidada no GRETEL, no âmbito de mobilidade doutoral financiada pela FCT. Sob a supervisão de Mireia Manresa, teve a oportunidade de trabalhar de perto com Ana María Margallo, Cristina Aliagas, Neus Real e Lucas Ramada Prieto, participando em diversos seminários, conferências, reuniões e outras atividades dinamizadas pelo grupo e pelos próprios investigadores. Ao longo desta estada, foram desenvolvidas parcerias que se esperam profícuas e duradouras, tal como a participação de membros do GRETEL na “Teaching Digital Literature” International Conference (FLUC, 25-26 julho de 2019).

Fonte: GRETEL: Literatura Infantil e Juvenil e Educação Literária

Deixar uma resposta

Back To Top