Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Filme da UBI premiado no Lisbon International Film Festival @ UBI

Dois realizadores diplomados em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) receberam um dos prémios do Lisbon International Film Festival com um filme que produziram enquanto estudantes. Francisco Morais e Miguel Pinto venceram a categoria Best Portuguese Cinema Now, com a curta-metragem “Esta noite que nos chama”.

O trabalho foi realizado em 2015, em contexto académico, durante o 2.º ano da licenciatura, na Unidade Curricular (Projecto 1), que desafia os estudantes a fazer uma curta-metragem. Além dos dois realizadores, a equipa de rodagem de nove elementos integrou outros estudantes da UBI, em diferentes funções exigidas na produção cinematográfica: Inês Mingote (Produção), Carlos Pereira (Assistente de realização), Pedro Sebastião (Direção de Fotografia) e João Araújo (Direção de Som), Maria Nunes (Assistente de Fotografia) e dois dos três atores principais: Nélson Leão e Pedro Bernardino.

A curta-metragem protagonizada por José Ceitil, Nélson Leão (também licenciado em Cinema na UBI) e Pedro Bernardino (mestre em Cinema na UBI), acompanha a história de um vendedor de lãs e dois jovens que entram na sua loja para a assaltar. Mais tarde é revelado que a escolha da loja não foi aleatória e um dos jovens confronta o vendedor acerca de eventos passados. “Essencialmente, trata-se de uma história de vingança, na qual o espectador se pode sentir dividido entre os personagens”, explicam os dois realizadores.

Francisco Morais e Miguel Pinto concluíram a Licenciatura em Cinema na UBI em 2016 e preparam-se para levar ao circuito dos festivais mais dois filmes: aquele que foi o projeto final de licenciatura e uma curta-metragem extracurricular).

Já fizeram ainda trabalhos e colaborações de freelancing (videoclips, eventos e publicidade), encontrando-se atualmente a estudar na Arts University Bournemouth (MA in Film Production – Directing).

Mais informação
“Esta noite que nos chama” teaser 
“Esta noite que nos chama” no Facebook 
Lisbon International Film Festival

Fonte: Filme da UBI premiado no Lisbon International Film Festival @ UBI

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta