skip to Main Content

Experiências em Pesquisa/ intervenção e pesquisa/criação no campo da saúde

Experiências Em Pesquisa/ Intervenção E Pesquisa/criação No Campo Da Saúde

Resumo


Este seminário/oficina visa promover o diálogo e a partilha de experiências entre estudantes de doutoramento, investigadores, artistas e outras pessoas interessadas na temática que inclui a Arte no seu espetro interativo, relacional, intervencionista e agregador. A Arte que vai além da exposição e do lúdico, a potência artística como modo de expressão da voz dos que foram silenciados por injustiças sociais, epistémicas e ecológicas.


A partir de vários exemplos de coletivos que se emanciparam no Brasil, vindos da Reforma Psiquiátrica Brasileira, do projeto Afro-Reggae no Rio de Janeiro, do bairro Candial em Salvador, entre outros, pretende-se abordar estas expressões no campo académico a partir de iniciativas que já existem, mas também dos embriões que ainda podem nascer no saber-fazer. A música como dispositivo emancipatório, cujo desejo coletivo não é previamente definido mas descoberto na experimentação das práticas e saberes de cada povo, ocupa um lugar central neste encontro, assim como em cada realidade produzida situadamente.


Partindo do objetivo geral da Plataforma “Saúde com Arte” – produzir saberes e práticas que visem a utilização das ferramentas artísticas para promover emancipação de coletivos em situação de múltiplas vulnerabilidades – pretende-se agregar estudos, pesquisas e reflexões que reconheçam a capacidade das artes gerarem outras visões da realidade e promover a amplificação de vozes das populações com múltiplas vulnerabilidades. Pessoas em situação de subalternidade, coletivos alvo de estigmatizações, preconceitos e segregações.


“Saúde com Arte” é um dos laboratórios criados no âmbito do Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva, Epistemologias do Sul e Interculturalidades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em parceria com o CES, a UnB, a CLACSO e a Rede Sul-Sul de universidades. Este laboratório promove a realização de seminários, oficinas, grupos de estudos e pesquisas sobre o tema “Saúde com Arte”.


Este seminário-oficina é realizado em colaboração com os Programas de Doutoramento CES/FEUC e o Programa de Doutoramento em Sociologia da FEUC.


Objetivos:


– Problematizar as expressões artísticas que interagem com o campo da Saúde, na perspectiva da Saúde Coletiva e com base na Artesania das Práticas;


– Compartilhar saberes advindos de pesquisas e práticas no campo das artes que agreguem saberes afinados, rebeldes, revolucionários e ativistas, com base na Ecologia de Saberes;


– Articular experiências e promover reflexões no campo académico, conectando saberes e práticas de projetos, pesquisas e experimentações artísticas.




 

Fonte: Experiências em Pesquisa/ intervenção e pesquisa/criação no campo da saúde

Deixar uma resposta

Back To Top