Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Europeana Research Grants Programme 2017

Na Estratégia Europeia do Património Cultural para o século XXI, o Conselho da Europa reconheceu que «o património civil, em todos os seus componentes, tangíveis e intangíveis, é um fator chave para a reorientação de nossas sociedades com base no diálogo entre culturas, respeito pelas identidades e diversidade, e um sentimento de pertença a uma comunidade de valores. O património cultural pode desempenhar o papel fundamental de construir, negociar e afirmar identidade» (2017, página 6).

Os candidatos deverão criar projetos de pesquisa individuais que façam uso do conteúdo do Europeana Collections para mostrar e explorar o tema do diálogo intercultural. Os candidatos devem usar ferramentas e métodos de última geração em humanidades digitais para abordar uma questão de pesquisa específica. A aplicação desses métodos deverá empregar tanto quanto possível a plataforma Europeana (por exemplo, a API ou os metadados).

São aceites candidaturas de estudantes de pós-graduação, de doutoramento, ou de estudantes em início de carreira, em qualquer campo dentro das ciências humanas, sociais, da informação ou da arquivística.

O prazo de candidaturas foi prorrogado até 12 de novembro. As propostas serão revistas no início de dezembro de 2017 e a lista dos projetos selecionados (até 3) será anunciada pouco depois.

Só são aceites propostas de pesquisadores afiliados a uma instituição da UE.

Visite a página principal do Programa e inspire-se pelos vencedores do último ano.

Fonte: Europeana Research Grants Programme 2017: call for submissions and guidelines for applicants

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta