open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Ética e Reflexividade na Investigação – pesquisar com e sobre mulheres

Oficina

Ética e Reflexividade na Investigação – pesquisar com e sobre mulheres

13 de fevereiro de 2019, 09h30 – Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Esta oficina pretende trazer para discussão as dificuldades, dilemas e questões éticas que surgem no decorrer da investigação e trabalho de campo. O enfoque estará centrada nas experiências dos/as investigadores/as no projeto BLEND e de outras investigações que requerem particular reflexividade.

O processo de tentar compreender melhor o leque da participação feminina nas guerras de libertação nas antigas colónias portuguesas, dentro e fora do campo de batalha, as ligações amorosas que se desenrolaram em contextos de violência colonial e as vivências das mulheres (e os/as filhos/as que resultaram dessas relações) apresenta dificuldades pelo seu carácter pessoal e sensível e por implicar uma continuidade dessas violências, que poderá ter consequências imprevistas nas vidas das mulheres e homens entrevistadas/os.

Será dada particular atenção a análises que reflitam sobre o papel do/a investigador/a e a sua relação de poder com os/as potenciais participantes na pesquisa, a justiça epistémica, os impactos na vida dos/as participantes e seus familiares, entre outros dilemas éticos e questionamentos.

Fonte: Ética e Reflexividade na Investigação – pesquisar com e sobre mulheres

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta