skip to Main Content

epistemologias do Sul, feminismos e cuidados

Epistemologias Do Sul, Feminismos E Cuidados

Resumo


Ampliar as epistemologias do Sul a partir de diálogos com feminismos plurais é aquilo a que nós chamamos ‘Ecologias Feministas de Saberes’. A nossa proposta parte da premissa teórica de Boaventura de Sousa Santos, segundo a qual não há justiça social sem justiça cognitiva, para a criticar, ampliando e radicalizando o campo teórico das epistemologias do Sul. Assim, começamos por afirmar que não há justiça social e cognitiva sem justiça sexual e de género.


Muitas feministas, a partir de diversos lugares de enunciação e de várias perspectivas, têm vindo a interrogar as subalternidades construídas, os silenciamentos impostos, a amálgama da sua diversidade e as camadas de opressão a que estão sujeitos esses seres que auto se representam como mulheres ou femininos. Assumimos a incompletude de todos os conhecimentos, o androcentrismo e a arrogância de qualquer ciência que não seja profundamente feminista.


É a partir desta hermenêutica feminista das epistemologias do Sul que reremos discutir o cuidado tanto nas suas formas relacionadas com as pessoas como com a Terra.


Para isso, organizamos uma oficina que terá lugar junto da cooperativa das ‘Capuchinhas’ e a associação ‘Montanhas de Saberes’ em Campo Benfeito onde o cuidado e os caminhos dos feminismos plurais e solidários encontram um dos seus melhores lugares de realização.

Fonte: epistemologias do Sul, feminismos e cuidados

Deixar uma resposta

Back To Top