Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Ensinar e Aprender online com Tecnologias Digitais

Sobre o Livro
Sinopse

A presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspetivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.

“Aprender e ensinar online tem muitos aspetos positivos. A velocidade da ligação à Internet e a diversidade de tecnologias digitais cada vez mais interativas e fáceis de usar proporcionam ao professor ferramentas e recursos que ajudam a promover uma pedagogia ativa e uma constante interação professor-alunos e entre alunos, contribuindo para fomentar a aprendizagem colaborativa (…). Ao longo dos oito capítulos, o leitor depara-se com diferentes abordagens relativamente ao ensino e aprendizagem online, tendo por base as tecnologias digitais e o papel do professor. Se os dois capítulos iniciais se centram no papel do professor e nas novas funções resultantes de pedagogias ativas e colaborativas, nos capítulos seguintes incide-se sobre o uso pedagógico de ferramentas e de recursos digitais educativos, com grande destaque para os objetos de aprendizagem, sobretudo em vídeo. São também focadas as temáticas de Digital Storytelling, ambientes virtuais tridimensionais e Web semântica.”

Ensinar e Aprender online com Tecnologias Digitais

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos. Acumula experiência e diverte-se na implementação de soluções com plataformas de publicação como o WordPress, Joomla, e Open Journal System.

Be the first to comment

Deixar uma resposta