Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações

De uma colaboração entre o Projeto Estranhar Pessoa e o Cologne Center for eHumanities, Universidade de Colónia nasce a base de dados Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações. Esta inclui, numa primeira fase, uma edição das listas de projetos editoriais de Fernando Pessoa, assim como do corpus da poesia publicada em vida pelo poeta, em jornais e revistas, no período compreendido entre 1914 e 1935. O portal encontra-se disponível a todos os utilizadores, estando já acessível a totalidade do corpus da poesia publicada em vida e uma parte significativa das listas de projetos editoriais. Pedro Sepúlveda (IELT, NOVA FCSH) e Ulrike Henny-Krahmer (CCeH) são os responsáveis pela coordenação editorial e técnica da edição.

Esta edição pretende contribuir para um mapeamento do espólio do poeta e uma clarificação da cronologia da obra e o portal pretende facilitar um percurso histórico e cronológico pelos documentos, oferendo diversos modos de acesso à obra, nomeadamente através de referências a títulos de obras e nomes de autor.

Mais informações sobre a base de dados aqui.

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta