skip to Main Content

Dizer/falar a e/imigração: Representações, discursos e diálogos

Dizer/falar A E/imigração: Representações, Discursos E Diálogos

Resumo


Nº de alunos: 4 a 6

anos: 11.º e 12.º

Data:08-07-2019 a 12-07-2019 | Horário: Manhã + Tarde

Responsável: Elsa Lechner

Equipa: Graça Capinha, Letícia Renault, Maria Clara Keating


[CANDIDATURAS EM BREVE – AQUI]

Descrição

Dirigido a um público estudantil adolescente, este estágio visa abordar o tema das migrações a partir de um olhar interdisciplinar sobre representações e discursos, fomentando a reflexão e o diálogo sobre a diferença e convivência entre pessoas diferentes.

Abordando simultaneamente a emigração portuguesa, a imigração em Portugal, e a atual questão dos refugiados na Europa, o objetivo é trabalhar em conjunto, de forma teórico-prática, a questão do “dizer sobre”as migrações, como prática quotidiana que requer análise crítica e diálogo partilhado.

Ao longo da semana os estagiários terão acesso a recursos teóricos e serão socializados nas técnicas da pesquisa biográfica, da poética e escrita criativa, do multilinguismo e biografias linguísticas, assim como das entrevistas de explicitação, que contribuem para a construção e desconstrução analítica das representações e dos discursos sobre o delicado tema das migrações.

Cada dia será dedicado a uma sessão teórica (de manhã), seguida de sessão prática (à tarde). No final, cada participante deverá ser capaz de produzir um pequeno trabalho sobre uma das técnicas estudadas.

Fonte: Dizer/falar a e/imigração: Representações, discursos e diálogos

Deixar uma resposta

Back To Top