open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Direitos Humanos: que direitos, para que humanos?

Curso de Formação Avançada

Direitos Humanos: que direitos, para que humanos?

25 a 27 de outubro de 2018, 09h30

Salas 1 e 2, CES-Coimbra

Enquadramento

O que é que te move? O que é que te indigna? Em que lutas sociais te revês? A partir de cinco temas chave e aproveitando o conhecimento e experiência das/os participantes, este curso pretende promover debates e criar dinâmicas de grupo, reflectindo sobre lutas sociais, lutas pela existência, pelo amor, pela sobrevivência e pensar sobre como estas lutas se articulam e desafiam as formas de violência e opressão contemporâneas. Pretende-se questionar o papel dos Direitos Humanos, os seus limites e as suas possibilidades, partindo da reflexão sobre o que significa ser ‘humano’ e o que são ‘direitos’:

Objetivo geral: Realizar um curso de direitos humanos baseado numa perspectiva crítica, intercultural e interdisciplinar, focado na promoção de saberes e práticas contra-hegemônicas.

Metodologia: A partir de uma abordagem pedagógica crítica e centrada na teoria das Epistemologias do Sul e no papel das diferentes Ecologias dos Saberes, as sessões previstas neste curso terão metodologia participativas, a fim de desafiar formas hegemônicas de conhecimento e descolonizar a Universidade. Assim, é premissa deste curso o papel ativo das/os participantes como produtoras/es de saberes e conhecimentos específicos, fundamentais para o processo de ensino e aprendizado.

Princípios orientadores: As sessões buscarão tratar todas as temáticas em uma perspectiva interseccional, considerando sempre três eixos de opressão: 1. Capitalismo; 2. Colonialismo; e 3. Cis-hetero-patriarcado.

Público-alvo: Interessadas/os em geral, estudantes, acadêmicas/os e ativistas.

Estrutura geral do curso: O curso está organizado em três dias e dividido em seis sessões.

Idioma: As sessões serão realizadas majoritariamente em português, havendo algumas sessões em inglês e espanhol. As/os organizadoras/es do curso buscarão, dentro do possível, garantir que haja tradução simultânea solidária para as pessoas não lusófonas nas sessões realizadas em português, e para o português, nas sessões realizadas em inglês e/ou espanhol.

Custo: O curso será gratuito. No entanto, para minimizar as possibilidades de abstenções, haverá um processo seletivo para preenchimento das vagas. As pessoas selecionadas serão informadas/os que em caso de não comparecimento, estarão ocupando o lugar de outra pessoa e será solicitado que reconheçam que sabem esta informação.

Capacidade máxima: 25-30 pessoas.

Organização:  Programa de Doutoramento «Human Rights in Contemporary Societies»

Fonte: que direitos, para que humanos?

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta