open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Curso: legalização e mobilização (4.ª edição)

Apresentação

Os direitos humanos têm vindo a ocupar, nas últimas décadas, um lugar de destaque nas ciências jurídicas, sociais e humanas. Nos campos da sociologia, da antropologia e da ciência política, os temas da constituição, da legalização, da mobilização e da implementação de normas e de instituições relacionadas com os direitos humanos têm sido objeto de diversos estudos teóricos e empíricos.

Os processos de legalização dos direitos humanos, bem como os limites e as possibilidades desta legalização para o reconhecimento concreto, e não apenas abstrato, de sujeitos de direitos humanos são uma das principais questões objeto desses estudos. Além dos processos e das lutas em torno da legalização e da implementação das normas de direitos humanos, a mobilização social e jurídico-política dos direitos humanos, a forma como indivíduos, grupos sociais, nações e Estados se apropriam dos discursos de direitos humanos, redefinem os direitos humanos, contestam os direitos humanos, enfim, participam na construção social e jurídico-política do significado dos direitos humanos (o que são direitos humanos?) e do reconhecimento de sujeitos concretos de direitos humanos (quem são os sujeitos de direitos humanos?), são questões que cada vez mais ocupam um lugar proeminente nos estudos sociológicos, antropológicos e políticos dos direitos humanos.

Este Curso centra-se na abordagem das temáticas da legalização e da mobilização dos direitos humanos, a partir de olhares interdisciplinares que incluem ferramentas teóricas e metodológicas da sociologia, da ciência política e da antropologia. Saindo do terreno estritamente jurídico, que tem dominado o estudo dos direitos humanos, e superando a definição legalista dos direitos humanos, serão introduzidas diferentes perspetivas teóricas e estudos de caso sobre a legalização e a mobilização dos direitos humanos.

Coordenação – Cecília MacDowell Santos é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professora Catedrática do Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco (USF), na Califórnia, EUA

Informações gerais

Data de início do curso – 01 de outubro de 2018

Data de fim do curso – 28 de dezembro de 2018

Prazo de inscrição – 18 de julho a 26 de setembro

Fonte: legalização e mobilização (4.ª edição)

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta