Curso de Formação; Poéticas e políticas da emigração

Curso de Formação

Uma escrita criativa para «dizer(-me) outra vez»: poéticas e políticas da emigração

Graça Capinha (CES/FLUC) – 12 de maio de 2018, 14h00

Enquadramento

Criar uma forma de linguagem é criar uma forma de realidade, como Wittgenstein nos sugere. Mas, porque a linguagem nos fala, tal como Freud e Foucault também demonstraram, impondo-nos, ainda hoje, o pensamento abissal a que Boaventura de Sousa Santos se refere na sua reflexão sobre a modernidade, talvez a escrita criativa se torne, não um modismo disciplinar, mas um instrumento político necessário para revelar mecanismos poderosos (sobretudo porque invisíveis) de subalternização e apagamento criativo.

A escrita criativa deve ativar o potencial criativo de cada cidadão e de cada cidadã (Bernestein) para que a sua visão invisibilizada e apagada da realidade possa finalmente falar de si: como espaço agonista e como espaço de alternativa. Partindo de um modelo não-comunicativo de linguagem (Lecercle), as sessões de escrita criativa que se pretendem desenvolver partem destes pressupostos teóricos para, através de exercícios aplicados ao longo de mais de 20 anos de investigação e de prática docente, abrir um espaço de experimentação linguística mais livre em que outras visões da realidade da experiencia da emigração se tornem possíveis. A discussão em grupo pelos autores e autoras dos textos produzidos e a análise complementar da docente responsável, trarão um aporte diferente e linhas de observação que poderão funcionar como suporte ou alternativa a outro tipo de análise.

A inscrição no curso é gratuita, mas obrigatória, estando limitada a 20 participantes.

Co-organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da FLUC (1992 e 2001), foi também a principal responsável pela criação do Programa de Poetas em Residência da FLUC, programa que coordenou (2007-2012). Dirigiu a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem (FLUC, Reitoria da UC e CES, 1997- 2013). Co-coordena a série Literatura e Artes da Coleção CES/Almedina. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, nomeadamente as relacionadas com as identidades e a emigração.

Atividade no âmbito do projeto Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e Inovação na Emigração

Fonte: poéticas e políticas da emigração

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta