open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Curso Breve: “Combinatória e geração textual”

Nos próximos dias 14 de dezembro (16h-20h) e 15 de dezembro de 2018 (9h-12h), e ainda 4 de janeiro de 2019 (14-17h), Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa) e Bruno Ministro (UC, Materialidades da Literatura) lecionam o Curso Breve “Combinatória e Geração Textual”. Trata-se de uma organização do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

COMBINATÓRIA E GERAÇÃO TEXTUAL
Rui Torres & Bruno Ministro

A literatura eletrónica promove a utilização do computador como ferramenta criativa: uma máquina de amplificação da complexidade. Neste curso será discutida e exercitada a possibilidade de programação de textos de matriz combinatória, incluindo utilização de texturas sonoras. Para tal, será feito um breve enquadramento histórico da escrita enquanto espaço de experimentação e invenção, serão analisados exemplos de obras de literatura digital combinatória programadas com ferramentas semelhantes, a que se seguirá a programação de textos combinatórios usando o Poemario.js, de Rui Torres e Nuno Ferreira.

Fonte: Curso Breve: “Combinatória e geração textual”

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta