Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Congresso Internacional “António José Saraiva Centenário”

“António José Saraiva centenário” dá nome ao colóquio internacional que decorre, em 11 e 12 de Dezembro, no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Organizado por Ernesto Rodrigues (CLEPUL-UL) e Tiago Rego Ramalho (IHC-UNL), tem a participação de Antonio Augusto Nery, António Bento, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Fernando Venâncio, Hermans Prins Salomon, José Luís Garcia, José Neves, Maria Eduarda Vassallo-McGeoch, Miguel Real, Nuno Meireles, Paulo Borges e Susana Rosa. Teresa Rita Lopes coordena mesa-redonda com Eduardo Lourenço, Júlio Pomar, José Gil, Jorge Martins, Vicente Jorge Silva

António José Saraiva, que faria cem anos em 31 de Dezembro, é uma presença fecunda, cujas ideias borbulham, e nos questionam, em vários domínios: história da literatura, a par de monografias sobre autores ou obras de eleição; história da cultura e revisão de conceitos, com extensão ao entendimento de arte; pedagogia; ideologia, política, utopias…

Insatisfeito e sempre crítico – também de si mesmo –, de uma rara lucidez argumentativa que plasmava em prosa correntia e luminosa, continua vivo entre discípulos, alunos e leitores, tal a centralidade de um pensamento que a edição em curso das suas obras, incluindo a epistolografia, vem corroborando.

Mais informações disponíveis:

Site congresso: https://saraivacentenario.wixsite.com/ajscentenario
E-mail contacto: clepul.flul@gmail.com

Fonte: Congresso Internacional “António José Saraiva Centenário”

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta