Congresso Internacional “António José Saraiva Centenário”

“António José Saraiva centenário” dá nome ao colóquio internacional que decorre, em 11 e 12 de Dezembro, no anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Organizado por Ernesto Rodrigues (CLEPUL-UL) e Tiago Rego Ramalho (IHC-UNL), tem a participação de Antonio Augusto Nery, António Bento, Bernardo Vasconcelos e Sousa, Fernando Venâncio, Hermans Prins Salomon, José Luís Garcia, José Neves, Maria Eduarda Vassallo-McGeoch, Miguel Real, Nuno Meireles, Paulo Borges e Susana Rosa. Teresa Rita Lopes coordena mesa-redonda com Eduardo Lourenço, Júlio Pomar, José Gil, Jorge Martins, Vicente Jorge Silva

António José Saraiva, que faria cem anos em 31 de Dezembro, é uma presença fecunda, cujas ideias borbulham, e nos questionam, em vários domínios: história da literatura, a par de monografias sobre autores ou obras de eleição; história da cultura e revisão de conceitos, com extensão ao entendimento de arte; pedagogia; ideologia, política, utopias…

Insatisfeito e sempre crítico – também de si mesmo –, de uma rara lucidez argumentativa que plasmava em prosa correntia e luminosa, continua vivo entre discípulos, alunos e leitores, tal a centralidade de um pensamento que a edição em curso das suas obras, incluindo a epistolografia, vem corroborando.

Mais informações disponíveis:

Site congresso: https://saraivacentenario.wixsite.com/ajscentenario
E-mail contacto: clepul.flul@gmail.com

Fonte: Congresso Internacional “António José Saraiva Centenário”

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta