open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Conferência de Manaíra Aires Athayde

No próximo dia 14 de dezembro de 2018, pelas 11h00, na Sala Ferreira Lima (FLUC, 6º piso), Manaíra Aires Athayde (Centro de Literatura Portuguesa) fará a conferência Shared experiences, ou como preencher o mundo com fridas”. Esta iniciativa é organizada pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa (CLP).

Resumo

Cinquenta anos após a morte de Frida Kahlo, a diretora da Casa Azul decidiu abrir um cômodo do museu – originalmente utilizado como casa de banho – que até aí permanecera encerrado, primeiro pela vontade expressa do marido da artista, Diego Rivera, que insistira que o banheiro não poderia ser aberto senão quinze anos após a sua morte, e, depois, da amiga do casal a quem Rivera confiara os destinos do museu. Ora, essa divisão tinha a particularidade de conter, intocado, o arquivo de Frida Kahlo (fotografias, cartas, diários, desenhos, roupas, entre outros objetos), que fora armazenado nesse espaço depois da sua morte. A exploração do arquivo, a partir de 2004, transformou toda a nossa imagem da artista, revelando outras dimensões do seu trabalho. Assim, o que aqui pretendo analisar é o modo como a descoberta desse material arquivado e a sua recodificação através do digital tem contribuído decisivamente para a difusão massiva da imagem de Frida. O meu argumento principal é o de que essas diversas imagens – que se popularizam desde os mais variados artefatos e souvenires a vídeos com milhares de views no Youtube e perfis que somam mais de dez milhões de seguidores no Facebook e no Instagram – resultam de como a descoberta dos materiais e a sua digitalização se articulam poderosamente com a emergência de um mundo cada vez mais digital e online. Dessa forma, tentaremos pensar a equivalência entre o autor e seu arquivo diante de novas experiências estéticas e sociais neste século XXI.

Fonte: Conferência de Manaíra Aires Athayde

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta