open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Colóquio Internacional: Queering Luso-Afro-Brazilian Studies

1-2 de junho de 2018
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

APRESENTAÇÃO
Nos dias 1 e 2 de Junho de 2018 realizar-se-á, na Faculdade de Letras do Porto, a 4.ª edição do Colóquio Internacional Queering Luso-Afro-Brazilian Studies. Este colóquio pretende promover leituras “queer” ou “queerizantes” de obras de autor@s e artistas canónic@s, bem como recuperar autor@s considerad@s “menores” ou marginais no âmbito das literaturas e culturas portuguesa, brasileira e africana de expressão portuguesa de qualquer período histórico.
“Queer” será entendido como uma ferramenta teórica útil para debater o que escapa à norma simbólica e social, o que resiste à categorização, à homogeneização cultural, à normatividade e, em especial, à heteronormatividade – no fundo, aquilo a que Monique Wittig chamou “o pensamento hétero”.
Assim, as comunicações apresentadas explorarão a literatura ou as artes visuais de expressão portuguesa a partir de uma perspectiva teórica e epistemológica centrada na desestabilização das noções de identidade de género e de orientação sexual, bem como na desconstrução dos binómios homem/mulher, natureza/cultura, sexo/género, hétero/homo, normal/anormal e público/privado. Tentar-se-á, pois, dar conta das múltiplas diferenças geradas por categorias como as de sexo, género, raça e etnia, que estão particularmente enraizadas nas práticas sociais e culturais das nossas sociedades.

Fonte: Colóquio Internacional: Queering Luso-Afro-Brazilian Studies

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta