open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Ciclo de Reflexão e Debate

 

O Ciclo de Reflexão e Debate do Grupo de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) da BAD regressa este ano, estando até ao momento previstos quatro encontros. Sempre ao final do dia, com a duração de 3 horas, a proposta é de discussão e reflexão informal sobre temas atuais, com impacto na atividade dos profissionais em Portugal.

Em 2019 vamos discutir a preservação da informação disponível na internet e o perfil do DPO no contexto da aplicação do RGPD, passando pela aplicação das ontologias à descrição da informação e do património, para terminarmos o ano a falar da colaboração cidadã nos arquivos.

O modelo destes eventos mantém-se igual ao de anos anteriores. Contaremos com pelo menos dois oradores, sendo a primeira intervenção de contextualização teórica e a segunda de reflexão sobre a dimensão prática da temática. No final, todos os participantes são convidados a discutir a temática e a partilhar as suas experiências.

Para a primeira Sessão de 2019 a realizar já no próximo dia 21 de março, vamos refletir sobre o tema Web-archiving: dos desafios às soluções #9 e para nos ajudar a perceber o que está em causa quando falamos de arquivos da web e qual o papel dos arquivistas neste domínio, teremos connosco Luís Corujo e Ricardo Basílio.

Aceda aqui para mais informações e inscrição na sessão #9!

 

As próximos sessões do Ciclo também já têm datas. Reserve já na sua agenda e seja bem-vindo ao debate!

#10 – O perfil do DPO (18 junho)

#11 – Ontologias e a representação da informação (10 outubro)

#12 – O trabalho colaborativo nos arquivos (7 novembro)

 

Sobre o Autor

José Correia

Fonte: Ciclo de Reflexão e Debate

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta