Chamada para a Diacrítica 32.2 | Corpora nas Humanidades Digitais

O Grupo de Investigação em Humanidades Digitais do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) convida à submissão de artigos para publicação na Revista Diacrítica subordinada ao tema Corpora nas Humanidades Digitais.

Editores: Idalete Dias, Sílvia Araújo, Álvaro Iriarte Sanromán (CEHUM/Universidade do Minho); Geoffrey Williams (LiCoRN – Groupe de recherche en lexicographie, corpus et ressources numériques/Université de Bretagne-Sud)

Prazo de submissão: 1 de abril de 2018

Na última década, temos assistido a grandes avanços no processamento de dados, motivados pelo estudo e análise da imensurável quantidade de informação que se encontra dispersa e cuja produção aumenta de dia para dia. Graças às novas tecnologias e ao desenvolvimento da Ciência da Computação, têm surgido novas abordagens de pesquisa e de metodologia baseadas em corpora. No âmbito desta chamada de artigos, pretendemos dar uma visão das diferentes abordagens e aplicações que têm como objeto um conjunto de dados escritos e orais, tendo em vista o papel central ocupado pelo processamento e representação desses dados.

São esperadas contribuições nos seguintes tópicos (lista não exaustiva):

  • compilação e anotação de corpora (concordâncias, anotação morfossintática, pesquisa lematizada, etc.);
  • extração, análise e visualização de dados no contexto de uma área específica das Humanidades – estudos de tradução ou de interpretação, estudos literários ou culturais, estudos de género, entre outros;
  • projetos, já desenvolvidos ou em curso, de forma a ilustrar a aplicação de corpora (mono ou multimodais).

Normas de submissão: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/about/submissions

Formulário de submissão: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/submission/wizard

 

A Diacrítica é uma revista científica, de cariz multidisciplinar, dedicada aos estudos literários, culturais e linguísticos. É editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), desde 1986, e subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde janeiro de 2017 é publicada também em formato eletrónico, com periodicidade trimestral.

A revista está registada com o ISSN 0870-8967 (formato em papel) e 2183-9174 (formato eletrónico) e está licenciada com uma Licença Creative Commons CC BY-NC.

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta