Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Chamada de Artigos – revista Veredas

Chamada Veredas n.28 (jul./dez. 2017): Discursos e práticas da crítica cultural contemporânea

A Veredas (Revista da Associação Internacional de Lusitanistas) está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2017.

Este número trará um dossiê sobre o tema: Discursos e práticas da crítica cultural contemporânea.

No contexto de disseminação textual via internet, que transformou e parece ter relegado a um segundo plano o suporte impresso, e que, da mesma forma, modificou, em algumas artes, a relação do público com o seu objeto, o dossiê pretende discutir os espaços, agenciamentos, formas de discurso e dilemas da crítica cultural na contemporaneidade, nas suas diversas áreas de atuação (literatura, música, teatro, cinema, artes visuais). Assim, algumas perguntas norteiam a proposta: quais e como são os espaços de publicação do texto crítico contemporâneo? O que permaneceu e o que se transformou em termos de sua circulação e importância, desde a última década do século XX? Quem produz o texto crítico hoje? Para quais públicos? Quais os papeis e as posições da crítica face a manifestações estéticas e culturais que confrontam ordenamentos e esquemas interpretativos estáveis? Como se dá a produção, a circulação e a leitura do texto crítico, em meio aos trânsitos internacionais e ao crescente mercado midiático da cultura? Estas são algumas das indagações que desafiam os sentidos da crítica, seus modos de conhecer e avaliar os fenômenos culturais contemporâneos, em torno das quais o presente número de Veredas convida ao debate.

Dossiê proposto por Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter) e Jefferson Agostini Mello (USP).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de outubro de 2017.

Fonte: Chamada Veredas n.28 (jul./dez. 2017)

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos. Acumula experiência e diverte-se na implementação de soluções com plataformas de publicação como o WordPress, Joomla, e Open Journal System.

Be the first to comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: