open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

Chamada de artigos para revista eLyra #13

HIBRIDISMOS NA POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Revista eLyra #13 (Junho 2019)

Um dos aspectos histórico-literários mais decisivos para a constituição da poesia moderna deriva inequivocamente da progressiva libertação de formas textuais pré-constituídas ou impostas. Neste sentido, a poesia estabeleceu um diálogo prolífico com outras práticas artísticas – tais como as artes visuais, a  performance, o teatro, a narrativa, o cinema, a música, a história em quadrinhos etc. –, passando a incorporar procedimentos mais identificados com outros ofícios e, assim, a habitar uma zona de indiscernibilidade formal.

Com essa perspectiva, propomos para o número 13 da revista eLyra uma reflexão sobre poesia e hibridismos. Serão aceitos artigos que, orientados num sentido teórico-crítico, ou de análise empírica de obras específicas, permitam ponderar em que medida os hibridismos próprios da modernidade e da contemporanei­dade têm configurações poéticas articuláveis entre si, de modo a sugerir a possibilidade de uma problematização sistemática que possa dar conta não apenas da singularidade de fenómenos particulares, mas tam­bém da transversalidade deste processo de desestabilização das fron­teiras entre as artes, os géneros e as diferentes tipologias discursivas. Serão também aceitas recensões sobre obras poéticas ou teórico-críticas que dialoguem com esses tópicos.

Fonte: Chamada de artigos para revista eLyra #13

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta