Chamada da Liinc em Revista para o número temático “Humanidades Digitais: olhares do Sul”

A Liinc em Revista convida a todos os interessados a submeterem artigos para seu dossiê “Humanidades Digitais: olhares do Sul, organizado pelos profs. Ricardo Pimenta (IBICT) e Gimena del Rio Riande (IIBICRIT, CONICET) para publicação no número 1, volume 15, de maio de 2019. Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês.

Humanidades digitais: olhares do sul | Humanidades digitales: miradas del sur | Digital humanities: views from the south

Em meio a um cenário científico global onde as soluções digitais têm suscitado mais e mais reflexão sobre suas implicações humanas em termos políticos, educativos, culturais e sociotécnicos, as ditas Humanidades Digitais têm continuamente sido foco de interesse diverso entre pesquisadores do âmbito das Ciências Sociais, da literatura e da linguística, das Artes, da Educação e das ciências da Informação e da Computação. Seus novos métodos aplicados às já estabelecidas abordagens das Humanidades suscitam novos objetos de pesquisa, epistemologias e produtos, ambos atravessados pelos recursos digitais.

Dessa maneira, as Humanidades Digitais apontam duplamente para um conjunto de possibilidades de produção e divulgação científica de novos “contornos” e para um cenário de indagações sobre porque e para que as “formas” mediadas pela retórica do digital ganham maior evidência entre acadêmicos das humanidades.

No horizonte acadêmico do Sul tais questões são ainda mais pungentes. Em meio à assimetria de recursos, competências e oportunidades de interlocução, o Sul oferta uma riqueza de temas e desafios, muitas vezes inexistentes no âmbito das Humanidades Digitais do Norte.

Este dossiê propõe a construção de “pontes” e de lugares de encontro entre teoria e prática, tendo como foco as Humanidades Digitais desenvolvidas no âmbito do Sul ou tendo-o como referência.

Alguns eixos temáticos:

  • Geopolítica das Humanidades Digitais: o global, o local;
  • Contexto sociotécnico, político e cultural da produção do conhecimento por meio das Humanidades Digitais;
  • Formas de ler e escrever na era digital: do registro e da recuperação ao apagamento da informação na internet;
  • Ciência aberta enquanto política e prática das Humanidades Digitais: recursos e ferramentas;
  • Metodologias digitais: entre novas epistemologias e novos problemas para o campo;
  • Edição digital, anotação semântica, geolocalização. Crowdsourcing de texto, imagens, áudios;
  • Arquivo e Documentação: digitalização, memória, preservação;
  • Bibliotecas, Labs, Fablabs: espaços de cidadania e democratização do conhecimento;
  • Do lúdico à ciência: arte digital, arquitetura, música, cinema, teatro, jogos digitais e novas mídias;
  • Inovação e transformação digital na academia: comunicação científica, visibilidades, e formas de abertura;
  • Notícias falsas, pós-verdade e humanidades digitais: interligações possíveis;
  • Cultura, Diversidade, Educação, Feminismo e suas mediações com as tecnologias digitais.

Além do dossiê, a Liinc em Revista está aberta à submissão de artigos e resenhas sobre outros temas em seu escopo de reflexão, de acordo com suas normas editoriais

Informações sobre as regras de submissão de artigos estão em: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

PERÍODO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS: até 31 de janeiro de 2019, em: http://www.ibict.br/liinc

O Liinc — Laboratório interdisciplinar sobre informação e conhecimento, é um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre o IBICT e a UFRJ, voltado para a reflexão crítica sobre informação e conhecimento, ante as transformações no mundo contemporâneo.

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta