skip to Main Content

CEG – Colégio de Estudos Globais

CEG – Colégio De Estudos Globais


O que é?


O Colégio de Estudos Globais (CEG) consiste num espaço de abordagem crítica dos processos de globalização a partir de problemáticas centrais do mundo contemporâneo. Privilegiando as perspectivas históricas e interdisciplinares, o CEG promove a centralidade das formas de pensar e conhecer oferecidas pelas ciências sociais e humanas, e também pelas artes.


Para além do estímulo à reflexão e criatividade da investigação científica no CES, o CEG pretende dinamizar a comunidade científica em Portugal, nomeadamente através da organização de colaborações com as unidades orgânicas da Universidade de Coimbra e com outras Universidades portuguesas. Esta iniciativa estimulará colaborações transnacionais, nas quais se dá particular importância a articulações com comunidades e redes de investigação do Sul Global. Por fim, é também objetivo do CEG favorecer a disseminação do conhecimento em públicos alargados.


 


Como decorrerá?


O CEG assenta numa série de momentos, durante o ano, em que investigadores refletem em conjunto sobre um tema desenvolvido pelo palestrante convidado/a nos estudos do mundo contemporâneo e da sua história. Tem um formato de jornadas de estudo de dois dias: uma palestra proferida pela/o convidada/o, seguida de discussão com o público (primeiro dia); e uma oficina com comunicações de investigadoras/es convidadas/es e/ou selecionados mediante chamada de artigos (segundo dia).


O CEG articula as suas atividades com os núcleos de trabalho e os doutoramentos do CES.


 


Em 2019 o CEG organizará as suas atividades em torno de três temas:


1. O desenvolvimento histórico do trabalho e a formação histórica de modalidades de coerção

2. O valor da religiões, a partir dos estudos islâmicos críticos

3. O questionamento das metafísicas patriarcais e antropocêntricas, a partir de uma perspetiva ecofeminista

Fonte: CEG – Colégio de Estudos Globais

Deixar uma resposta

Back To Top