Cartaz do Dia Internacional do Livro Infantil 2018

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) apresentou esta semana o cartaz do Dia Internacional do Livro Infantil 2018.

No dia 2 de Abril comemora-se, em todo o mundo, o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2018, a DGLAB convidou a ilustradora Fátima Afonso, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.

A mensagem do IBBY internacional, este ano da responsabilidade da Letónia, consta de um texto da escritora INESE ZANDERE, e de um cartaz do ilustrador Reinis Petersons. Pode ser encontrada em http://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day/icbd-2018/?L=0. No site da DGLAB encontra-se uma tradução do texto da escritora.

Sobre a ilustradora:

Fátima Afonso nasceu em Torres Novas, em 1962.

Licenciada em pintura pela faculdade de Belas Artes de Lisboa, é ilustradora e professora de Artes Visuais.

A partir do ano 2000 dedicou-se à ilustração de livros para crianças, tendo já, no seu currículo, mais de 20 livros publicados.

Em 2012, fez parte da selecção de ilustradores que representaram Portugal na exposição “Como as Cerejas”, apresentada na Feira do Livro Infantil de Bolonha quando Portugal foi país-tema.

Em 2014, o projecto «Sonho com Asas», que viria a ser publicado como livro em 2016 pela editora Kalandraka, valeu-lhe o 2º Prémio do VII Prémio Internacional Compostela de Álbuns Ilustrados.

Em 2017, foi nomeada para o Prémio Autores SPA /RTP, na categoria de Literatura / Melhor Livro Infanto-Juvenil, com a obra Sonho com Asas. Ainda nesse ano, venceu o Prémio Nacional de Ilustração com a mesma obra.

Fonte: DGLAB apresenta cartaz do Dia Internacional do Livro Infantil 2018

Be the first to comment

Deixar uma resposta