open source tools, software and platforms for scholar-led approaches to open acces


OA Resources

“Caranguejolas de Casualidade”: uma oficina por Rui Silva

No próximo dia 21 de dezembro de 2018 (manhã e tarde), na Universidade Lusófona, em Lisboa, Rui Silva realiza uma oficina de edição e design gerativo intitulada “Caranguejolas de Casualidade”. Rui Silva é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Como designer gráfico, tem trabalhado para editoras como Antígona, Orfeu Negro e Dafne. É estudante do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com um projeto de tese intitulado “A Condição de Ser Livro: o livro como artefacto e a edição como prática artística”.

O uso de processos combinatórios está presente em vários momentos da história do design e da edição, seja nas variações de cartazes de música por Josef Müller-Brockmann, seja nas edições do colectivo Oulipo, contudo, as práticas digitais contemporâneas facilitam e urgem o seu desenvolvimento.

A conjuntura pós-digital intensificou a exposição do utilizador a ambientes combinatórios, desde as redes sociais a geradores de memes, e estabeleceu uma presença algorítmica recorrente na experiência do quotidiano digital. Da capacidade para agrupar e sequenciar conjuntos de dados, de grande ou de pequena escala, emerge um potencial criativo que pode ser explorado no design gráfico e na edição através da organização sistemática de elementos analógicos ou digitais e do seu processamento segundo premissas combinatórias. É deste modo que, utilizando as práticas e ferramentas do design e da edição, é possível conceber objectos que obedecem a princípios gerativos e que se renovam quase autonomamente a cada instanciação. RS

Programa da oficina “Caranguejolas de Casualidade” (PDF).

Fonte: “Caranguejolas de Casualidade”: uma oficina por Rui Silva

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta