Call For Papers: Archives in the Age of Digital Humanities

O Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH) e o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS-UE) organizam a Conferência Internacional Archives in the Age of Digital Humanities, a decorrer nos dias 24 e 25 de outubro de 2018 em Évora.

Eixos temáticos:

  1. A digitalização dos arquivos de entidades públicas e privadas: limites, perspectivas, repercussões da revolução tecnológica sobre e para o estudo das ciências sociais e humanas;
  2. Métodos e técnicas de digitalização e preservação digital: como digitalizar diferentes documentos e organizá-los em arquivos digitais; construção de arquivos e plataformas digitais; preservação, curadoria e obsolescência dos arquivos digitais;
  3. O impacto da informação nascida em formato digital: reflexão sobre os arquivos de documentos que já nascem em formato digital; utilização das fontes nascidas em digital pelas diversas comunidades científicas e sociedade civil; as redes sociais como fontes para o estudo do tempo presente;
  4. Uso público do arquivo digital: novas abordagens historiográficas sobre como o impacto dos arquivos digitais nas humanidades e ciências sociais; os usos dos arquivos digitais e as novas formas de fazer pesquisa; impacto dos arquivos digitais na academia e na sociedade civil; reflexões sobre a interpretação e manipulação de documentos digitais.

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 500 palavras (em português, espanhol ou inglês) até ao dia 30 de junho para o endereço: digitalarchiveconference@gmail.com.

Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica de 200 palavras, indicando a sua filiação institucional e um email para contacto.

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta