«As Voltas do Passado» de Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (orgs.) e «Espectros de Batepá» de Inês Nascimento Rodrigues

Apresentação

A apresentação desta obra, com chancela das Edições Tinta da China, será efetuada por Miguel Cardina, Inês Nascimento Rodrigues e Vasco Martins (CES)

Colonialismo e Independências: As Memórias que Não se Podem Perder

Mais de 40 anos passados, o que sabemos sobre a guerra colonial e as lutas de libertação? O que se perdeu entre o silenciamento de amplas vertentes do conflito? Nos diferentes lugares, que memórias persistem da guerra que mudou a face de Portugal e que foi crucial para as independências de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe?

A partir das datas marcantes da fase final do colonialismo, dezenas de autores de diferentes áreas do conhecimento questionam a história e o legado desses tempos de mudança. Nestas voltas de um passado feito de momentos celebrados e de segredos incómodos, desenha-se um outro modo de contar a memória de uma guerra com muitos lados.

Fonte: «As Voltas do Passado» de Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (orgs.) e «Espectros de Batepá» de Inês Nascimento Rodrigues

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta