Participe no Humanidades Digitais.

Se desejar pode submeter aqui um artigo quer seja original ou com ligação para outro website.

Análise de redes sociais e história | FGV CPDOC

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra: “Análise de redes sociais e história”, a ter lugar no dia 18 de dezembro às 14:00 horas na Casa Acervo CPDOC, em Botafogo, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário aqui.

Essa palestra abordará a aplicação da análise de redes sociais à história. Entendendo que indivíduos e instituições fazem parte de uma rede de relações e laços de natureza dinâmica, esta área emergente abre múltiplas possibilidades à análise dos processos históricos. Na apresentação, serão discutidos conceitos fundamentais, além de ferramentas analíticas e potencialidades no desenvolvimento do trabalho empírico, explorando arquivos documentais, fontes textuais ou orais.

Sobre o palestrante:

Ivo Veiga é pesquisador de história e ciência social com interesses em democratização, revoluções, conflitos, análise institucional comparativa e processos de inovação. Obteve um Bacharelado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e continuou seus estudos na Universidade de Reading, onde completou o Mestrado em Sociologia. Em 2012, obteve seu doutorado em Ciência Política pela University College de Londres. Em seu trabalho, emprega vários métodos para examinar diferentes problemas de pesquisa e enigmas: análise de redes sociais, análise de eventos, análise textual quantitativa e qualitativa, modelos de dados de contagem e análise de correspondência.

Fonte: Análise de redes sociais e história

Article written by Gonçalo Cordeiro

Fundador da Ideia, uma empresa que tem por atividade a consultoria e gestão no campo da cultura, e a investigação em relação com os países de língua portuguesa.

Be the first to comment

Deixar uma resposta