Ana Luísa Amaral é ‘Autora do Mês’ na Livraria Lello

Em Abril, a poeta, dramaturga, tradutora e professora portuense Ana Luísa Amaral é ‘Autora do Mês’ na Livraria Lello, no Porto.

«Soube desde sempre que ela estava comigo. Muitas vezes vivi através dela, julgando-a vida. E ela foi-me vida. Não me espanta, por isso, a sua respiração a meu lado. Como se fosse eu. Eu outra, mas a mesma – e ela comigo. A poesia.» – são palavras da poeta Ana Luísa Amaral, a “Autora do Mês de Abril” da Livraria Lello, que, após Valter Hugo Mãe, em Março, dá continuidade a esta iniciativa da livraria.

O mês de Abril será, assim, consagrado a Ana Luísa Amaral, autora nascida em Lisboa, em 1956, e professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O programa de “Autora do Mês” contempla um conjunto alargado de acções ao longo de Abril.

O dia 9, segunda-feira, marca o início deste ciclo com a apresentação das actividades que se desenrolarão ao longo do mês. Ana Luísa Amaral lerá poemas de sua autoria num dos novos espaços, recentemente inaugurados, a cave da Livraria Lello.

Pelas 21h30 de sábado, dia 14, a Livraria Lello será o palco da peça teatral “Próspero Morreu”, escrita por Ana Luísa Amaral. Pedro Almendra, Emília Silvestre, João Cardoso e a própria autora protagonizarão uma leitura encenada.

No dia seguinte, domingo, dia 15, pelas 11h30, será a autora e Rute Pimenta a darem voz ao conto “Como Tu”, numa leitura dirigida a crianças dos 5 aos 10 anos.

O evento “Autora do Mês” será encerrado no dia 27, com uma conversa entre Ana Luísa Amaral e o jornalista Valdemar Cruz, em torno da Literatura e dos Livros.

Este será, igualmente, o momento para um acto inédito: um leitor que, durante o mês de Abril, tenha adquirido um livro de Ana Luísa Amaral na Livraria Lello será premiado com uma edição inédita de um manuscrito original autografado e acompanhado de uma gravura da autora. Trata-se da primeira edição amanuense, numerada e assinada, de um livro de artista produzido nas oficinas da própria Livraria Lello.

A “Galeria de Autores da Livraria Lello”, recentemente criada e constituída por objectos pessoais dos “autores do mês”, será, também, enriquecida com um exemplar deste livro de poemas.

Ao longo do mês, outras actividades terão a “Autora do Mês” como mote:
A iniciativa “Conto de Magia”, momento que a Livraria Lello dedica à literatura infanto-juvenil e que conta com o apoio da Fundação Millennium BCP, será dedicada, a 8 e 22 de Abril, à obra “Gaspar, o Dedo Diferente” de Ana Luísa Amaral.

Nos dias 12 e 19, os leitores mais velhos, nas já habituais quintas-feiras de leitura na Livraria Lello, terão a possibilidade de dar voz aos seus poemas favoritos de Ana Luísa Amaral (com inscrição via página da livraria no Facebook).

Com Ana Luísa Amaral em Abril, depois de Valter Hugo Mãe no passado mês de Março, a Livraria Lello pretende, desta forma, reforçar o seu posicionamento como “Livraria de Autor”.

Fonte: Ana Luísa Amaral é ‘Autora do Mês’ na Livraria Lello

Article written by Carlos Ferreira

Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.

Be the first to comment

Deixar uma resposta